O Município de Anadia vai organizar a 1ª Conferência de Medicina Desportiva que decorrerá nos dias 3 e 4 de maio, no Cineteatro Anadia. O evento conta com reputados especialistas ligados à área da medicina desportiva, onde serão abordados um conjunto de temáticas, desde o “Sono no Desporto”, passando pela “Avaliação e Controlo de Treino”, “Nutrição no Desporto”, “Lesões” até à “Avaliação funcional pulmonar”, entre outras.
Recorde-se que Anadia assume-se como “Município do Desporto”, estando dotado de equipamentos e infraestruturas modernas que se encontram ao dispor dos munícipes, bem como de associações, federações nacionais e estrangeiras, em contexto de formação, treino e competição, de forma generalizada e inclusiva, e porque reúne condições excecionais para a prática de múltiplas modalidades.
Anadia conta com um Centro de Alto Rendimento, localizado em Sangalhos, infraestrutura de eleição e referência nas modalidades de ciclismo, esgrima, judo, ginástica e pentatlo moderno. Para o Município de Anadia o desporto é um fator importantíssimo para o equilíbrio biológico, quer na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida, quer contrariando o envelhecimento.
O panorama desportivo, dada a sua evolução, reclama cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos. Neste sentido, o Município de Anadia decidiu organizar esta Conferência de Medicina Desportiva, contando com ilustres palestrantes de reconhecida competência que abordarão temas que respeitarão a multidisciplinaridade da Medicina Desportiva, no fito da proteção do atleta e no diagnostico, no tratamento e na reabilitação de lesões.
PROGRAMA
3 de maio (6ª feira)
09h00 – receção
09h30 – sessão de abertura
10h00 – “Composição corporal funcional no treino desportivo e no exercício”, Manuel João Coelho e Silva
11h00 – “Avaliação funcional pulmonar em medicina desportiva”, por José Carlos Carneiro
12h00 – “Sono no desporto”, por Manuel Vaz
13h00 – pausa para almoço
14h30 – “Intervenção do podologista na prevenção de lesões no futebol”, por Janete Leiras
15h30 – “Avaliação e controlo de treino”, por Amândio Santos
16h30 – Nutrição no desporto, por Samuel Amorim
17h30 – “Dar ao pedal”, por Jorge Sequeira
4 de maio (sábado)
09h30 – “Proteger o coração do atleta – uma indispensabilidade muitas vezes esquecida”, por Eduardo Teles Martins
10h30 – “Lesões ligamentares e meniscais do joelho no atleta”, por José Carlos Noronha
11h30 – “Atleta em recuperação – do planeamento à gestão diária”, por Nuno Tiago
13h00 – Encerramento