A cidade da Mealhada volta a ser palco de um dos maiores eventos do concelho com a realização da Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG), que decorre de 7 a 15 de junho. Durante nove dias, o centro da cidade enche-se de vida com concertos, oficinas, gastronomia e uma mostra de artesanato proveniente de todo o país. A entrada é gratuita.
O evento, promovido pela Câmara Municipal da Mealhada, mantém o figurino do ano anterior, estendendo-se do Jardim Municipal à Avenida 25 de Abril. O artesanato ocupará o Jardim, tal como o palco das coletividades, enquanto as tasquinhas se localizam junto ao edifício dos Paços do Concelho. Os espetáculos principais realizam-se na Praça do Choupal, com término previsto até às 24h00, de modo a respeitar o descanso dos residentes da zona.
No cartaz musical, sobem ao palco principal artistas como Gabriel O Pensador, DAMA, Gisela João, Chico da Tina, The Legendary Tigerman e Augusto Canário. Juntam-se também projetos locais como Gabriela, Xandinho, Leonor Quinteiro, Francisco Saldanha, PAMA, Sede Bandida, Electrik Band, o projeto “Para Sempre Marco” e as bandas vencedoras do Festival Termómetro, que serão conhecidas a 17 de maio.
A abertura da feira, a 7 de junho, será marcada por uma homenagem ao cantor Marco Paulo, com o espetáculo “Para Sempre Marco”, antecedido pela atuação da fadista Gabriela. No dia seguinte, sobem ao palco as duas bandas vencedoras do Festival Termómetro. A 9 de junho, a noite começa com Electrik Band e segue com The Legendary Tiger Man. No dia 10 é a vez de Francisco Saldanha e Augusto Canário. A 11 de junho, a animação estará a cargo de PAMA e Chico da Tina.
No dia 12, o fado será o destaque com Leonor Quinteiro e Gisela João. A noite de 13 de junho traz sons do Brasil, com Xandinho e Gabriel O Pensador. No penúltimo dia, 14 de junho, atuam Sede Bandida e DAMA, e a festa encerra no dia 15 com as quatro escolas de samba – Batuque, Mangueira, Real Imperatriz e Tijuca – seguidas pelo grupo brasileiro Forrobodó.
A feira volta a dar grande destaque ao artesanato nacional, classificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional como Feira de Artesanato Nacional. Estarão presentes cerca de uma centena de artesãos de várias regiões do país. Entre as presenças confirmadas estão as tradicionais Camisolas Poveiras, brinquedos em madeira de Rui Alburitel (Ourém), cristais e vidros da Marinha Grande por Fátima e Vítor Palhinha, cerâmica da Casa dos Matarranhos (Mangualde) e os quadros em ponto de Arraiolos inspirados em mosaicos romanos de António Adauta, de Viseu. A cidade de Barcelos marca presença com diversos artesãos da sua reconhecida tradição. A Associação de Artesãos de Marco de Canaveses trará também peças que vão do mais tradicional ao contemporâneo.
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, salienta que o evento “é uma grande festa anual para todo o município, que se materializa no encontro entre todos nós, mealhadenses, e aqueles que nos visitam”. O autarca destacou ainda a importância do evento para a promoção da cidade e do comércio local, referindo que “a maioria dos stands presentes serão de artesanato certificado”, e que a autarquia quer continuar a dar vida ao centro urbano. Sublinhou também a presença das associações das várias freguesias, que terão oportunidade de se unir, dinamizar as suas atividades e angariar fundos.
O espaço contará ainda com oficinas temáticas, animação para crianças, zona dedicada às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada e propostas para toda a família. A organização acredita que esta será mais uma edição de sucesso, marcada pela diversidade, qualidade e forte envolvimento da comunidade local.
Programa – Palco Principal
7 de junho
Inauguração: 17h00
21h00 l Gabriela
22h30 l Para sempre Marco
8 de junho
21h00 l Festival Termómetro
9 de junho
21h00 l Electrik Band
22h30 l The Legendary Tigerman
10 de junho
21h00 l Francisco Saldanha
22h30 l Augusto Canário
11 de junho
21h00 l PAMA
22h30 l Chico da Tina
12 de junho
21h00 l Leonor Quinteiro
22h30 l Gisela João
13 de junho
21h00 l Xandinho
22h30 l Gabriel O Pensador
14 de junho
21h00 l Sede Bandida
22h30 l DAMA
15 de junho
15h30 l Escolas de Samba
18h30 l Grupo Forrobodó