A Câmara da Mealhada hasteou, no passado dia 30, pelo 13.º ano consecutivo, a Bandeira Verde ECOXXI, que distingue os Municípios mais sustentáveis do país. O presidente da Câmara, António Jorge Franco, e trabalhadores de vários setores do Município fizeram jus à conquista deste galardão, que representa a melhor classificação alcançada dos últimos 12 anos.
O Município da Mealhada atingiu a classificação de 73,5% na soma dos 21 indicadores que avaliam o seu desempenho na construção da sustentabilidade e no esforço desenvolvido na área da educação ambiental.
A Bandeira Verde ECOXXI, que há 13 anos consecutivos é hasteada na Mealhada, voltou a subir ao mastro colocado no Jardim Municipal pela mão do presidente da Câmara, enquanto eram exibidos os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também com a presença do vereador Ricardo Santos. O momento foi aproveitado, igualmente, para assinalar o Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado a 26 de janeiro.
“Foi um momento importante para todos nós, carregado de simbolismo e, também, de boa disposição, que vincou as nossas preocupações em torno do desenvolvimento sustentável no nosso território”, disse, o presidente da Câmara.
O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAE) desde 2005, sendo dirigido, principalmente, aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.