Ministro Miguel Pinto Luz em Ancas para entrega de habitações de custos controlados

O Município de Anadia inaugurou, esta sexta-feira, dia 18 de julho, o mais recente conjunto de habitações de custos controlados, situado na Quinta do Rangel, em Ancas, no âmbito da sua Estratégia Local de Habitação. A cerimónia contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e assinalou a assinatura de seis contratos de arrendamento apoiado com as famílias já selecionadas.

Ao todo, o projeto contempla a construção de 16 fogos, num investimento superior a 1 milhão e 800 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa 1.º Direito. A entrega das restantes habitações será feita assim que concluído o respetivo processo de atribuição.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, sublinhou a importância do momento para o concelho e para os agregados familiares agora apoiados. “Este é um momento significativo para o concelho e para estas famílias. Temos quase seis milhões de euros em investimentos em habitação e temos ainda um projeto para concurso para reabilitação de antigas escolas primárias a reverter em habitação”, afirmou, revelando que o Município está também em vias de adquirir um imóvel devoluto no centro da cidade.

A autarca lembrou ainda que grande parte das habitações está a ser construída fora da cidade, junto a zonas industriais e da atividade vitivinícola, destacando a necessidade do tão aguardado nó de acesso à autoestrada como condição para aumentar a atratividade dessas zonas. “Hoje estas famílias ganham mais dignidade e salubridade, mas também responsabilidade, tanto no pagamento da renda, como no cuidado e limpeza dos espaços”, sublinhou.

O Ministro Miguel Pinto Luz elogiou o empenho dos autarcas e reafirmou o compromisso do Governo com o acesso à habitação. “Este é mesmo um momento muito feliz. O problema da habitação é um problema de todos e temos que continuar a trabalhar para construir um Portugal melhor”, disse, reforçando ainda que o compromisso com o nó de acesso à autoestrada “é para ser honrado”.

Em Anadia, o investimento na área da habitação tem-se intensificado nos últimos anos, com vários projetos em curso ou já concluídos. Entre eles estão a construção de 21 fogos na Rua Costa da Igreja, em Sangalhos, com um investimento superior a 3 milhões e 120 mil euros, o projeto de alojamento urgente e temporário na Casa dos Castilhos, em Aguim, com mais de 1 milhão de euros de investimento, e a reabilitação de edifícios municipais — nomeadamente antigas escolas primárias — que resultarão em 15 novos fogos.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais