Município de Anadia promove Conferência de Medicina Desportiva em 2024

O Município de Anadia vai organizar a 1ª Conferência de Medicina Desportiva que decorrerá em maio de 2024, no Cineteatro Anadia. O evento conta com reputados especialistas ligados à área da medicina desportiva, onde serão abordados um conjunto de temáticas, desde o “Sono no Desporto”, passando pela “Avaliação e Controlo de Treino”, “Nutrição no Desporto”, “Lesões” até à “Avaliação funcional pulmonar”, entre outras.

O evento estava programado ainda para este mês de dezembro, no entanto, face a sugestão dos próprios especialistas, foi reagendada para 2024. A data e o valor de inscrição foram aprovados na reunião do executivo camarário do passado dia 23 de novembro. Cada inscrição para os três dias tem um custo de cem euros, valor que servirá para as refeições.

Recorde-se que Anadia assume-se como “Município do Desporto”, estando dotado de equipamentos e infraestruturas modernas que se encontram ao dispor dos munícipes, bem como de associações, federações nacionais e estrangeiras, em contexto de formação, treino e competição, de forma generalizada e inclusiva, e porque reúne condições excecionais para a prática de múltiplas modalidades.

Anadia conta com um Centro de Alto Rendimento, localizado em Sangalhos, infraestrutura de eleição e referência nas modalidades de ciclismo, esgrima, judo, ginástica e pentatlo moderno. Para o Município de Anadia o desporto é um fator importantíssimo para o equilíbrio biológico, quer na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida, quer contrariando o envelhecimento.

O panorama desportivo, dada a sua evolução, reclama cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos. Neste sentido, o Município de Anadia decidiu organizar esta Conferência de Medicina Desportiva, contando com ilustres palestrantes de reconhecida competência que abordarão temas que respeitarão a multidisciplinaridade da Medicina Desportiva, no fito da proteção do atleta e no diagnostico, no tratamento e na reabilitação de lesões.

Deixamos o programa que estaria previsto para dezembro e que se manterá, à partida, na nova data. Não havendo ainda a confirmação total.

PROGRAMA

1º dia

19h30 – visita guiada ao Aliança Underground Museum seguida de jantar de boas-vindas

 

2º dia

09h00 – receção

09h30 – sessão de abertura

10h00 – “Composição corporal funcional no treino desportivo e no exercício”, Manuel João Coelho e Silva

11h00 – “Avaliação funcional pulmonar em medicina desportiva”, por José Carlos Carneiro

12h00 – “Sono no desporto”, por Manuel Vaz

13h00 – almoço

14h30 – “Intervenção do podologista na prevenção de lesões no futebol”, por Janete Leiras

15h30 – “Avaliação e controlo de treino”, por Amândio Santos

16h30 – Nutrição no desporto (a confirmar)

17h30 – “Dar ao pedal”, por Jorge Sequeira

19h00 – visita guiada à Quinta do Encontro seguida de jantar

 

3º dia

09h30 – “Proteger o coração do atleta – uma indispensabilidade muitas vezes esquecida”, por Eduardo Teles Martins

10h30 – “Lesões ligamentares e meniscais do joelho no atleta”, por José Carlos Noronha

11h30 – “Atleta em recuperação – do planeamento à gestão diária”, por Nuno Tiago

13h00 – almoço

15h00 – visita ao Museu das Duas Rodas e ao Centro de Alto Rendimento de Anadia

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais