O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, vai inaugurar, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 15h30, o novo ciclo de exposições temporárias, “José d’Almeida – O Poeta da Luz” e “Artistas Portugueses na Tapeçaria de Portalegre”, que estará patente ao público até 31 de maio, no âmbito das comemorações do 20º aniversário daquele espaço museológico.
O núcleo “José d’Almeida – O Poeta da Luz” é uma homenagem póstuma que o Município presta ao artista plástico, falecido em outubro de 2022, reconhecendo assim a sua magnifica obra. De salientar que, em vida, colaborou diversas vezes com o Museu do Vinho Bairrada.
José d’Almeida nasceu, em 1965, em Lisboa, mas sempre se considerou um provinciano e um cidadão do mundo. Genial artista dos sete ofícios e multifacetado, frequentou design e artes gráficas na Escola António Arroio. Pintor e Fotógrafo autodidata, expõe desde 2001. Nos seus trabalhos podemos vê-lo, como Mestre ou como Discípulo. Os detalhes das suas obras convidam a navegar num mar de surpresas e emoções.
Esta mostra conta ainda com a colaboração e parceria de vários colecionadores, bem como destacadas instituições de âmbito nacional e local, nomeadamente o Museu da Presidência da República, Museu da Tapeçaria de Portalegre/Município de Portalegre, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Fundação Nadir Afonso e ainda a Associação Rota da Bairrada e a Comissão Vitivinícola da Bairrada.