A posição da Secção do PSD de Anadia
O nosso dever, enquanto oposição, não se faz só de crítica e de luta contra as opções tomadas por quem foi eleito democraticamente para governar. Por estranho que possa parecer, estender a mão ao nosso adversário e caminhar juntos pode também ser oposição.
O Governo do PS anunciou com pompa e circunstância a construção de uma linha de caminhos de ferro dedicada ao comboio de alta velocidade, linha essa que ligaria o Porto e Lisboa em 1 hora e 15 minutos. Sabendo nós que a distância entre Lisboa e o Porto é de cerca de 300 km, tal significa um ganho de apenas 15 minutos sobre o tempo que demoraria um comboio Alfa se este percorresse a Linha do Norte à velocidade média de 200 km por hora. Contas simples e feitas por alto o país irá gastar cerca de 5.000 milhões de euros (dinheiro que teríamos de pedir emprestado) para ganhar cerca de 15 minutos na viagem entre Lisboa e o Porto.
Mas se o problema fosse apenas o dinheiro, estaríamos ainda assim bem. Mas a questão que importa colocar é que a linha de TGV iria implicar que uma enorme superfície do território nacional ficará inutilizada porque nada poderá ser feito nas faixas adjacentes à linha.
No caso de Anadia, a situação é dramática. Pelo que se sabe neste momento está previsto que a linha de TGV vá inutilizar algumas das melhores vinhas de que Anadia dispõe. Fala-se também numa alternativa a este traçado, o qual irá atravessar alguma zonas populacionais de Anadia, em particular, da freguesia de Vilarinho do Bairro. Duas alternativas péssimas para Anadia.
As Comissões Políticas do PSD e da JSD, os seus vereadores, deputados municipais, Presidentes de Junta de Freguesia e membros das Assembleias de Freguesia, concordam todos num ponto: não à passagem da linha do TGV em Anadia.
O PSD de Anadia escolherá sempre os interesses do nosso concelho, mesmo que isso signifique discordar eventualmente do PSD nacional. Já o fizemos no passado, nomeadamente, na questão da retirada de valências ao nosso tribunal e ao nosso hospital.
Foi em nome dos interesses da nossa terra que o PSD de Anadia sempre foi solidário com as posições tomadas por quem nos governa de ser contra a linha do TGV em Anadia.
Mas, infelizmente, não é a Câmara Municipal de Anadia quem decidirá a construção da Linha de TGV. E, neste ponto, parece-nos que o MIAP não tem seguido a estratégia de envolver todos os atores políticos nesta luta que é no interesse de todos. Nesta, como em outras matérias, o MIAP falha em não procurar o diálogo e a concertação de posições com a oposição, tanto mais que é um movimento cuja expressão e força políticas param nos limites de Anadia.
Pela nossa parte, PSD, estivemos, estamos e estaremos sempre dispostos a trabalhar em conjunto com todos os partidos e movimentos, sempre que estiver em causa o superior interesse de Anadia.
O nosso dever, enquanto oposição, não se faz só de crítica e de luta contra as opções tomadas por quem foi eleito democraticamente para governar. Por estranho que possa parecer, estender a mão ao nosso adversário e caminhar juntos pode também ser oposição.
Afinal de contas, todos os eleitos nas autárquicas em Anadia, o foram pelos anadienses e só a estes e à sua consciência devem obediência.
João Nogueira de Almeida
Jorge São José
(Vereadores eleitos pelo PSD de Anadia)