Opinião pelo PSD Anadia: A proteção da memória de Anadia, Pensar diferente e fora da caixa

Vai sendo tempo de fazer diferente em Anadia.

Os municípios foram criados com a finalidade de promover e salvaguardar os interesses próprios das respetivas populações. Ora, uma das formas de promover e salvaguardar os interesses próprios das gentes de Anadia é, sem dúvida, a conservação do património religioso edificado e a garantia da continuidade das festas populares.

Um país sem memória não vai longe. No concelho de Anadia existem muitos monumentos de natureza religiosa, nomeadamente, igrejas, capelas e ermidas. Muitos deles estão a necessitar de restauro. Todos, quase sem exceção, necessitam de serem pintados.  Este património, se não for cuidado, terá tendência a perder-se pela usura do tempo.

A Câmara Municipal de Anadia tem os meios, financeiros, técnicos e administrativos, para lançar um programa de apoio à requalificação do património religioso do nosso concelho. As igrejas, capelas e ermidas de Anadia testemunharam a fé e as crenças dos nossos antepassados, povoam a paisagem e podem ser uma mais valia na promoção turística de Anadia.

Aproxima-se o verão a passos largos e com ele vêm as festas populares, que têm uma dupla dimensão: religiosa e profana. Os mais velhos recordam com saudade o tempo em que o calendário das festas populares marcava os ritmos estivais.

As festas populares fazem parte do património imaterial de Anadia. Cremos que já é hora de a Câmara Municipal de Anadia apoiar a realização das festas populares. Em vez de criar festas e eventos artificiais, que nada têm que ver com a nossa terra, melhor seria apoiar as festas populares que se realizam em cada povoação de Anadia. A Câmara Municipal teria assim a oportunidade de fazer chegar a todos os anadienses os benefícios da fruição cultural.

 

Anadia, 22 de fevereiro de 2024

 

António Lopes

Fernando Cerveira da Maia

João Nogueira de Almeida

Jorge São José

Silvana Marques

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais