Vai sendo tempo de fazer diferente em Anadia.
Os municípios foram criados com a finalidade de promover e salvaguardar os interesses próprios das respetivas populações. Ora, uma das formas de promover e salvaguardar os interesses próprios das gentes de Anadia é, sem dúvida, a conservação do património religioso edificado e a garantia da continuidade das festas populares.
Um país sem memória não vai longe. No concelho de Anadia existem muitos monumentos de natureza religiosa, nomeadamente, igrejas, capelas e ermidas. Muitos deles estão a necessitar de restauro. Todos, quase sem exceção, necessitam de serem pintados. Este património, se não for cuidado, terá tendência a perder-se pela usura do tempo.
A Câmara Municipal de Anadia tem os meios, financeiros, técnicos e administrativos, para lançar um programa de apoio à requalificação do património religioso do nosso concelho. As igrejas, capelas e ermidas de Anadia testemunharam a fé e as crenças dos nossos antepassados, povoam a paisagem e podem ser uma mais valia na promoção turística de Anadia.
As festas populares fazem parte do património imaterial de Anadia. Cremos que já é hora de a Câmara Municipal de Anadia apoiar a realização das festas populares. Em vez de criar festas e eventos artificiais, que nada têm que ver com a nossa terra, melhor seria apoiar as festas populares que se realizam em cada povoação de Anadia. A Câmara Municipal teria assim a oportunidade de fazer chegar a todos os anadienses os benefícios da fruição cultural.
Anadia, 22 de fevereiro de 2024
António Lopes
Fernando Cerveira da Maia
João Nogueira de Almeida
Jorge São José
Silvana Marques