“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”
Na reunião do Executivo Municipal de 26 de janeiro de 2023, o vereador do PSD, João Nogueira de Almeida, questionou a Senhora Presidente da Câmara Municipal, sobre a presumível construção de um Intermarché/Bricomarché na zona do Vale Santo, uma zona nobre da cidade de Anadia.
Em concreto, as perguntas foram as seguintes
1. Que informações poderia a Senhora Presidente dar sobre a construção anunciada de um Intermarché/Bricomarché no Vale Santo?
2. O espaço onde vai ser construído o Intermarché/Bricomarché tem/teria outras possibilidades de utilização?
3. Tem a Câmara Municipal consciência do impacto de uma nova superfície comercial no tecido comercial de Anadia?
4. Na opinião da Câmara Municipal esses impactos são bons ou maus?
5. Não será uma contradição autorizar a construção de uma média/grande superfície comercial no centro de Anadia e promover ao mesmo tempo a proteção do pequeno comércio local?
6. A Câmara Municipal não poderia avançar para a compra, preço pelo preço, do terreno onde vai ser instalada a superfície comercial Intermarché/Bricomarché?
A Senhora Presidente da Câmara reconheceu também “que não existe qualquer ferramenta que possa impedir esse tipo de licenciamento, a não ser uma decisão política”.
Em resumo, o que podemos concluir é que a Senhora Presidente da Câmara, quando licenciou a construção de um Intermarché e de um Bricomarché no Vale Santo, não se preocupou com a situação dos pequenos comerciantes e com o impacto negativo das construções na paisagem. Para já não falar no facto de o licenciamento ter impedido que naqueles terrenos se construíssem habitações, hoje tão necessárias em Anadia.
A atuação da Câmara Municipal de Anadia revela que quem a dirige, faz mais de vinte anos, não tem e nem nunca teve, uma estratégia coerente de desenvolvimento para Anadia. E as consequências estão à vista de todos. Anadia é o concelho que na Bairrada mais população perde.
Quando as pessoas não têm um presente nem vislumbram um futuro em Anadia vão viver para outros concelhos. Não, por acaso, disse o escritor romano Séneca, há cerca de dois mil anos: “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”
João Nogueira de Almeida
Jorge São José
(Vereadores eleitos pelo PSD na Câmara Municipal de Anadia)