Opinião pelo PSD Anadia: Associações: o motor das nossas comunidades

O Dia Nacional das Coletividades, celebrado a 31 de maio, comemora a importância do movimento associativo popular, em todas as suas expressões, mais concretamente cultural, artística, recreativa, desportiva e associativa. Importa, também, salientar a importância do 25 de Abril para as associações, pois com a conquista da liberdade nas suas várias dimensões – liberdade de expressão, de reunião e de associação – deu-se um crescimento acentuado das mesmas, desencadeando também o aparecimento, ainda que em menor número, dos movimentos cívicos e de defesa dos direitos, que anteriormente eram proibidos.

Atualmente, nem todas as expressões do movimento associativo são formais, como é o caso das mordomias das festas populares e religiosas, onde um conjunto de pessoas é nomeado para realizar as festas da sua aldeia. Estes movimentos ganham maior importância com a chegada do verão e dos filhos da terra que partiram à procura de melhores oportunidades de vida.

É por todas estas razões que as coletividades e associações, assumem um papel fundamental na coesão das terras e das nossas gentes, pois prestam um serviço inestimável às populações e ao desenvolvimento local, regional, sentindo-se, ainda, o impacto nacional.

Infelizmente, o concelho de Anadia continua a perder população, sendo que desde 2001 os nossos jovens continuam a escolher outros destinos para trabalhar e morar e a par disto, é notório o envelhecimento da população (fonte Pordata/ censos). Esta redução da população tem, também, o seu impacto no quotidiano das associações, que sentem uma maior dificuldade em garantir a continuidade dos seus projetos e a adesão às suas iniciativas.

É de salutar a iniciativa do PSD de Anadia que irá realizar o dia aberto da Freguesia, percorrendo todas as freguesias do concelho, e interagindo com os diferentes atores e coletividades, que localmente desenvolvem as suas comunidades, procurando conhecer e identificar em proximidade, quais as dificuldades, anseios e melhorias das mesmas.

Nos dias de hoje, não basta apenas estar perto e ouvir as pessoas, são necessários um novo foco e uma renovada energia que permitam encontrar soluções e ideias inovadoras, mesmo para problemas antigos que têm perdurado ao longo do tempo.

Assim, conseguiremos transformar o concelho de Anadia, tornando-o um lugar onde todos possam trabalhar, morar e viver com qualidade de vida, desfrutando da cultura, do desporto e da gastronomia, promovidos em grande parte pelas associações locais.

 

Edgar Bento – Secretário da Mesa do Plenário do PSD Anadia

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais