Opinião por Carlos Vinhal Silva: Uma outra vida se levanta

O Dr. Condesso. Figura proeminente no concelho de Anadia. Homem com elevados atributos intelectuais e de valores éticos e morais inquestionáveis. Partiu! Deixou vazio o lugar que ocupava no mundo. Um lugar cobiçado por muitos, alcançado por muito poucos.

A perda do Dr. Condesso é uma ferida nos alicerces da comunidade que ajudou a construir. E essa comunidade sentirá a sua falta. Ainda que não saiba ainda a falta que fará a sua ausência. Porque não tinha sede de protagonismo. E os melhores líderes são esses: os que se dedicam, no silêncio e na sombra, a melhorar, com as suas capacidades, o mundo em que vivem.

O Dr. Condesso era amigo do meu Avô. Muito bom amigo. Amigo fiel, companheiro e humilde, como devem ser os amigos. Procuravam-se mutuamente muitas vezes. E conversavam longas horas. E eu estive presente em alguns desses momentos. Também falei com ele muitas vezes. E, por isso, sei muito bem a verdade daquilo que escrevo. Porque recordo as conversas. Porque recordo as lições que aprendi.

PUBA perda do Dr. Condesso marca também o fim daquele foi, com grande probabilidade, o grupo de maior cultura e inteligência que Anadia conheceu. O Dr. Condesso, o Dr. Ferreira da Silva, o Dr. Amorim e o meu Avô, Dr. Vinhal. Todos Homens íntegros e honestos, com grandeza de espírito e profundidade de caráter. Chegará o dia que serão reconhecidos como pilares imateriais da comunidade, mas esse dia já chegará tarde de mais. Porque deles já só sobra a memória de quem os recorda e de quem ainda os ama.

O Dr. Condesso partiu, mas não desapareceu. E não desaparecerá. Subsistirá para sempre o legado. Recordaremos o legado profissional, mas muito mais importante é marca pessoal que deixou como herança. Recordaremos o Homem que morreu, mas não nos deixou. Esse Homem não será esquecido. Continuará a guiar e a inspirar aqueles que seguem o seu exemplo.

 

– por Carlos Vinhal Silva

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais