Tomou posse no passado dia 13 de outubro, uma nova Comissão Política Concelhia do PS-Anadia. De imediato, reunimos e elegemos todos os órgãos estatutariamente previstos: uma Mesa da Comissão Política Concelhia e um Secretariado, constituídos por pessoas diversas e integrando o maior número possível de novos militantes.
É este o desiderato da nova CPC, agregar o maior número de militantes socialistas que queiram trabalhar em prol do partido, da democracia e do desenvolvimento do Concelho. Porque, seja em Anadia, seja em todo o país, já de pouco vale a crítica vã de quem não participa, ou o voto de protesto em partidos irresponsáveis. A Política constrói-se e muda-se por dentro, aumentando os índices de participação – assim o cremos e é este o nosso compromisso.
No Partido Socialista de Anadia estamos a trabalhar para alargar o campo de acção do Partido, tal como declarado em Moção de campanha já sufragada, desde logo criando novas Estruturas.
Ainda ontem mesmo, dia 19 de Outubro, constituímos a Estrutura das Mulheres Socialistas de Anadia e demos posse a uma equipa dirigente. É-me a mim especialmente honroso referi-lo, e não poderia desejar melhor para início de mandato. Considero, aliás, ser um espaço feminino – que já tardava existir entre nós – o contexto onde mais pertinentemente se poderá intervir e interpelar politicamente, porquanto as questões políticas essenciais do presente e do futuro são elas também, se bem as virmos, questões femininas: sejam a desigualdade social, a pobreza, a parentalidade, a conciliação entre o trabalho e a vida familiar, etc., etc. – tudo temas cuja visão feminina é essencial e onde a sua intervenção deverá ser a decisiva. Apelo, então, a todas as Camaradas e a todas as socialistas do nosso Concelho, para que possam ir acompanhando os trabalhos desta nova Estrutura de Mulheres, que dela se aproximem e nela se integrem, pois tenho a certeza de que para todos será tal esforço mutuamente gratificante.
Por aqui não ficamos, pois que estamos já a trabalhar na expansão do Partido Socialista para cada Freguesia, lá criando uma secção do partido. Durante a próxima semana reuniremos com todos os Camaradas interessados em participar e avançaremos nesta matéria. Em cada Freguesia será criada uma estrutura com autonomia, que acolherá a participação e os contributos de todos os socialistas residentes. Com o tempo e com trabalho, e seguindo sempre o sonho, procuraremos também revitalizar a Juventude Socialista de Anadia.
O PS de Anadia aí está: em poucos meses duplicou o seu número de filiados e quer agora criar estruturas para dar espaço de intervenção a todos.
Se no passado houve resignação, hoje há alento; se havia opacidade, hoje lutamos pela clareza. O rumo assumido é só um: sermos um espaço de Liberdade para todos os que em Anadia queiram pensar diferente; ousar dissentir do poder que governa há décadas este Concelho; constituirmo-nos como a única verdadeira alternativa para mudar Anadia.
Saiba a nossa comunidade anadiense que, no Partido Socialista de Anadia encontrará o espaço para intervir politicamente, para criticar, para construir, para ser parte da alternativa que o povo de Anadia procura.
Joaquim Ramos Pereira, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Anadia