Opinião por Rui Cosme: Residência universitária em Anadia – Impulso ou elefante branco?

Recentemente o Município de Anadia assinou o contrato-programa de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) a custos acessíveis, com uma pontuação global de 2.7 e tendo sido financiado um valor de 1.828.680,00 euros, para alojar 56 pessoas em 36 quartos, sendo quatro deles para pessoas de mobilidade condicionada.

Permitindo este programa financiar as obras do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundaria de Anadia) transformando-o em alojamento estudantil universitário. O espaço vai incluir ainda lavandaria, área de coworking, cantina, espaço para estudo e zonas de convívio.

Nas proximidades ainda irá ser instalado um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos e uma estação de bicicletas B-AND. A obra deverá estar concluída ate ao fim de 2023.

Com esta requalificação de um edifício histórico para a maioria dos Anadienses, permite ao Município de Anadia criar uma dinâmica empreendedora e um impulso estrutural ao nível de infraestruturas, de transportes, empresarial, académico, e de fixação de pessoas ao concelho:

Impulso na rede de transportes municipal nas diversas ligações em horários compatíveis abrangendo todo o concelho. Interligações com a futura residência universitária, estações da CP (Curia, Mogofores, Aguim), Câmara Municipal, Centros de Saúde, Escolas, Zonas Industriais, Termas, Incubadora Empresas, Universidade Sénior, …

Impulso na rede bicicletas B-AND, com equipamentos funcionais automatizados em diversos pontos estratégicos. Estações diversas colocadas em POI (pontos de interesse) disponíveis 24/24 e 7/7. Potencializando a mobilidade entre a Curia, Mogofores, Anadia e algumas localidades vizinhas; Abrangendo as Termas, Hotéis, Estações CP, Universidade Sénior, Incubadora Empresas, Residência Universitária, Camara Municipal, Escolas, Centros de saúde, Juntas Freguesia, Infraestruturas desportivas e culturais, entre outras;

Impulso na oferta académica com a requalificação dos edifícios do espaço da antiga Escola Secundaria de Anadia, com a instalação de um Polo Universitário, da Escola Artes, ou ainda de uma escola de ensino profissional qualificado.

Impulso na captação de empresas de diversos sectores com programas específicos direcionados, potencializando e dinamizando as zonas industriais existentes.

Impulso na fixação de pessoas ao concelho com um programa de requalificação de habitação no concelho.

Urge no concelho de Anadia uma dinâmica estrutural para um crescimento sustentado, que possa dinamizar o concelho no seu todo.

A futura residência universitária será o impulso que Anadia necessita para uma dinâmica empreendedora e de crescimento, ou será mais um elefante branco?

 

Rui Cosme

Coordenador NT Anadia Iniciativa Liberal

anadia@liberal.pt

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais