A Orquestra de Bairrada celebrou o seu décimo aniversário com um evento especial no Anfiteatro do Museu do Vinho Bairrada, no passado dia 30 de março. O momento marcou a apresentação oficial do CD que compila algumas das músicas mais emblemáticas do percurso da Orquestra, numa sessão carregada de emoção e simbolismo para os músicos e toda a comunidade envolvida.
A sessão contou com a presença de várias personalidades, entre elas, José Pedro Negrão, que destacou a importância do projeto e a ligação entre os membros da Orquestra: “Esta é uma família que escolhemos e é a melhor palavra para a definirmos. O nosso sonho foi concretizado neste CD, que funciona também como uma vírgula no nosso percurso. O nosso sonho é termos um cineteatro maior para Anadia e mais apetrechado e uma incubadora para associações culturais, para que consigamos concretizar mais intercâmbios, dentro e fora do Município”.
Tiago Martins, maestro da Orquestra, também sublinhou a relevância deste trabalho discográfico: “Este CD para mim é como se fosse um filho, o filho desta família. Porque muita coisa pode mudar no futuro desta orquestra, mas este filho fica sempre. Somos um grupo de pessoas com o gosto da música em comum e este sentimento de família é o que me faz continuar”.


A presidente da associação, Esmeralda Ferreira, agradeceu a todos os envolvidos na concretização deste projeto e aproveitou para convidar a comunidade para a Gala de Aniversário da Orquestra, que se realizará no dia 5 de abril, às 21h, no Cineteatro de Anadia.
As músicas presentes no CD foram adaptadas e orquestradas pelo maestro Tiago Martins, incluindo algumas retiradas do cancioneiro português, reforçando a identidade musical da Orquestra e o seu compromisso com a tradição e inovação cultural.

