As comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes passarão por Anadia, através do projeto cultural “100Paredes em Anadia”. Uma exposição itinerante, palestras, workshops e dois espetáculos musicais fazem parte do programa que acontecerá nos meses de março e abril no concelho, envolvendo associações culturais e a comunidade escolar.
“O Município abraçou o desafio e é mais uma boa forma de celebrarmos o 25 de abril, a liberdade e a democracia. É imprescindível o valor de Carlos Paredes para a história e é um privilégio associarmo-nos a este projeto, também porque envolverá as nossas associações culturais”, foram palavras do vice-presidente da autarquia, Jorge Sampaio, na sessão de apresentação, no passado dia 07 de fevereiro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada.
O projeto, criado por Bruno Costa e André Varandas, terá o seu primeiro momento com a inauguração da exposição itinerante que estará patente ao público no dia 22 de março e poderá ser visitada até 04 de abril, na Biblioteca Municipal de Anadia, por forma a conhecer melhor a vida e obra de Carlos Paredes.
“Não poderíamos deixar passar os 100 anos de nascimento de Carlos Paredes, não só por ser uma referência no nosso país, mas por ter trazido a genialidade da guitarra portuguesa a todo o mundo. Serão 80 eventos ao longo do ano e em todo o país. Será um orgulho para Anadia fazer parte”, disse Bruno Costa, um dos mentores.
“O desafio de colocar estas associações a trabalhar juntas foi outra das razões que nos levaram a não negar o desafio feito ao Município. Este caminho que temos feito, o de organizarmos coisas em conjunto, faz-nos cada vez mais subir o nível e, por isso, agradecer às coletividades que se juntaram”, disse Jorge Sampaio.
Ainda sem datas, estão previstas várias palestras e workshops com o objetivo de partilhar a história da guitarra portuguesa e dar a conhecer a vida e obra de Carlos Paredes, junto dos mais jovens.
A ideia de todo o projeto começou depois de terem gravado músicas do artista com a sua própria guitarra, nos estúdios de música onde ele mesmo gravava.
“O processo foi natural e o nome foi bem recebido em todo o lado. As comemorações acontecerão em 15 Municípios do país mas Anadia foi o primeiro concelho a associar-se”, disse André Varandas, outro dos mentores do projeto.
A decisão de promover palestras explicam-se porque, entendem os autores, o acesso à guitarra portuguesa ainda não está democratizado e, por isso a visita às escolas servirá para partilhar conhecimento.
A sessão terminou com um momento de guitarra portuguesa, com Bruno Costa e Nuno Botelho a interpretarem dois temas de Carlos Paredes.