O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, recebeu no passado dia 15 de outubro a palestra “Educar para o Direito”, dirigida aos alunos do Ensino Secundário e Profissional do concelho.
A iniciativa foi promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Bairro, em parceria com a autarquia local e o agrupamento de escolas concelhio, no âmbito da Educação Tutelar Educativa.
Dinamizada pela Associação Paula Varandas, a palestra teve como objetivo informar os mais de 400 jovens presentes no auditório sobre as consequências legais de comportamentos desviantes, como o bullying, ciberbullying, violência no namoro, drogas, roubos e furtos, alertando para as implicações que essas más escolhas têm no seu futuro.


Neste sentido, a oradora manifestou a sua preocupação face ao aumento alarmante de comportamentos desviantes e violência doméstica, sinalizados pela comunidade educativa e por outras entidades, perpetrados por crianças e jovens.
Tendo como mensagem central “Tu decides!”, Paula Fernandes alertou ainda para o enorme impacto que as “más escolhas” têm no futuro dos jovens e que podem marcar para sempre as suas vidas, apelando ao desenvolvimento de uma cidadania responsável.

