Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Mortágua lançou o desafio às Associações, Juntas de Freguesia, Instituições de Solidariedade Social e Grupos informais para a construção de presépios descentralizados pelas localidades do concelho. Até ao momento cerca de 40 presépios já foram instalados, dando assim mais beleza e colorido a Largos, Praças e outros locais de maior visibilidade.
A iniciativa integra o programa Mortágua Natal´24 – Origens promovido pelo Município, que se prolonga até aos Reis, encerrando com o Encontro de Janeiras.
Os presépios comunitários recorrem essencialmente a materiais recolhidos na natureza, como madeira, pedra, musgo, cortiça, palha, e à reutilização de outros materiais de uso comum que nesta quadra ganham outra utilidade, juntando a tradição e a criatividade à preservação do ambiente e sustentabilidade.
Além dos “Presépios na Aldeia”, o Município lançou também novamente o desafio da “Queima dos Madeiros”, uma antiga tradição que ainda se mantém em várias localidades do concelho. Normalmente os madeiros são acesos na noite de 24 de Dezembro e mantidos ininterruptamente até aos Reis, reunindo os habitantes à volta da fogueira nestas noites frias de Inverno.
Tanto os presépios como os madeiros promovem o espírito de entreajuda e de comunidade, envolvendo os habitantes locais nas tarefas de recolha de materiais, conceção e montagem, sendo também um momento de convívio e animação.