Protocolo assinado: Escola da Bairrada é uma realidade

Foi assinado um Protocolo que tem por finalidade a implementação da Escola da Bairrada – Polo do Instituto Politécnico de Coimbra, nos Municípios de Anadia e da Mealhada. O acordo enquadra a parceria com as Câmaras Municipais de Anadia e da Mealhada na constituição do polo da Escola da Bairrada nesses municípios.

O protocolo foi assinado no passado dia 21 de novembro, por Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Na cerimónia, o presidente do IPC referiu tratar-se do “primeiro ato oficial” de um projeto que serve o propósito da instituição, que é “acrescentar valor para as pessoas, as empresas e todos os agentes que estão no território”. O responsável afirmou ainda que gostaria de inaugurar a escola no próximo ano letivo, sendo que é previsível que possa iniciar antes dessa data no domínio das pós-graduações, se estiverem todas as condições reunidas.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Anadia afirmou a satisfação com o estabelecimento da parceria e salientou que “vale a pena apostar no território da Bairrada” e nas suas potencialidades. Também a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada realçou a importância da parceria e a “valorização da Bairrada”, particularmente nos setores-chave da educação, inovação, criatividade e empregabilidade.

PUBNa cerimónia de assinatura do protoloco, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou a importância desta parceria para valorização da Bairrada, particularmente nos setores-chave da educação, inovação, criatividade e empregabilidade”.

A implementação da Escola da Bairrada tem como objetivos principais promover a oferta formativa com vista ao desenvolvimento de Formações Superiores não conferentes de Grau, como Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Microcredenciações e Pós-Graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território dos Municípios da Anadia e da Mealhada. Este polo do IPC será criado, no âmbito da candidatura aprovada aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”.

Caberá ao Politécnico de Coimbra a coordenação e organização logístico-administrativa da Escola da Bairrada, o desenvolvimento da oferta formativa e a dinamização da mesma e da promoção da empregabilidade.

Aos dois municípios caberá proporcionar os espaços físicos para a implementação da Escola da Bairrada, proporcionar/dinamizar condições de transporte entre o local da Escola e as instalações onde se realizarem as formações no município, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento do(s) espaço(s), bem como promover a oferta formativa na região.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais