Qualidade da água em Anadia ainda está comprometida

O Município de Anadia emitiu um comunicado ao final do dia de ontem, segunda-feira, dando conta de que os resultados das últimas análises à água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia (efetuadas na sexta-feira, dia 26 de agosto), indicam que todos os parâmetros avaliados estão próximos dos valores de referência.

Referem ainda que na manhã de segunda-feira foram novamente realizadas análises à água da rede pública, estando a autarquia a aguardar os respetivos resultados.

“Deste modo, os cuidados referidos no comunicado anterior devem ainda ser mantidos até indicação contrária. Informa-se ainda que, devido ao reforço do tratamento da água efetuado nos últimos dias e também à captação de água a uma profundidade maior – situação provocada pelos baixos níveis que os depósitos municipais alcançaram – a água poderá apresentar um aroma mais intenso a cloro e uma ligeira alteração da cor, até ao final do dia de hoje”, referem.

O Município explica ainda que a qualidade da água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia é controlada através de um plano de análises apresentado à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que é efetuado através de laboratório acreditado, com acompanhamento da Autoridade de Saúde. Em caso de deteção de valores anormais, são efetuadas análises adicionais ainda mais rigorosas, sendo posteriormente aplicado o devido tratamento.

A autarquia avisou na passada semana que as populações mais afetadas serão as da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Sangalhos, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Moita e da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, e a localidade de Espairo, e aconselharam a população a adotar algumas medidas mitigadoras do risco, como por exemplo a desinfeção por fervura.
Este método é uma forma simples e muito eficaz de destruir praticamente todos os organismos potencialmente patogénicos para o homem. Para isso é necessário:
• Ferver a água durante 5 minutos, contados a partir do momento em que se atinge o ponto de ebulição, ou seja, quando a água começa a borbulhar com maior intensidade;
• Após a fervura, poderá ser adicionada uma gota de limão à agua para melhorar o seu sabor;
• Colocar a água em recipiente tapado e de preferência em local fresco.
Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais