A Quinta das Bágeiras abre as suas portas no próximo dia 22 de junho para receber vitivinicultores-engarrafadores, ou “vigneron”, produtores de vinho que utilizam apenas as uvas que cultivam para fazer o vinho e o que o engarrafam, explicação de Mário Sérgio Nuno.
O evento designado por “Vigneron, As Nossas Uvas, Os Nossos Vinhos” contará com mais de uma dezena de convidados de todo o país e celebra os 35 anos da marca Bágeiras.
O objetivo deste evento é mesmo dar visibilidade aos “vignerons” portugueses, designados pelo Instituto da Vinha e do Vinho como “pessoa singular ou coletiva que elabora vinho a partir de uvas frescas produzidas exclusivamente na sua exploração vitícola, em instalações próprias e exclusivas e que engarrafa nas mesmas ou nas de outrem (…) assumindo-se como único responsável do produto engarrafado (…)”.
O jornalista Luís Lopes promove também duas provas comentadas sobre os espumantes, brancos, tintos e rosés dos vigneron. As sandes de leitão será fornecidas pela Confraria do Leitão, os doces pelo restaurante Rei dos Leitões e os peticos pelo cozinheiro Vítor Madail.