Home » Archives for admin » Page 14
Author

admin

Num fim de semana com jornada dupla, realizaram-se nos dias 08 e 09 outubro, em Santiago do Cacém – Sines, os campeonatos nacionais de Orientação 2022, nas distâncias de sprint e distância longa, sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação e organização do clube COALA – Clube de orientação e Aventura do Litoral Alentejano.

O Saca Trilhos Anadia fez-se representar por quatro atletas, obtendo três títulos de campeão nacional e um título de vice-campeão.

Joaquim Sousa, no escalão H50, continua a demonstrar que é um atleta de alta qualidade vencendo os dois títulos em disputa.

Albano João, escalão H60, obteve o título de campeão nacional na distância longa e de vice-campeão na distância de sprint.

Diogo Pimenta, ainda em adaptação à modalidade, conseguiu ganhar o escalão H21A (extra campeonato) na distância de sprint e obteve o 16º lugar no escalão Elite e na distância longa.

Paula Ferreira, escalão F45, ficou em 7º lugar na distância longa e em 10º lugar na distância de sprint.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Mourisquense B x Azenha, disputado no dia 08 de outubro e que terminou com o resultado de 1-3.
As equipas alinharam e marcaram:
Mourisquense B: Eduardo, Bruno Santos (Capt), José Pedro, António Alves, João Tavares, Pedro Gabriel (Aléxis/72), Luís Simões, Tiago Pimenta (João Valente/72), José Faria, (Fernando/45), Diogo Mesquita (Eduardo Silva/45), João Lopes. Treinador: Claúdio
Azenha: João Lopes, Micael, Diogo André, Adriano (Marcos/81), Carlos Leandro, Francisco Cabral, Miguel Silva, Tiago Melo (Jorge Tomas/45/Marcos Pereira/81), Luís Ribeiro (Capt), Danilo (Pedro Sousa/66) e Artur Roger. Treinador: Lampadinha
Marcaram: João Tavares /45 e autogolo de Luís Simões/50 do Mourisquense e Tiago Melo/ 12 e 27 do Azenha
Ao intervalo 1-2 e na final 1-3
Arbitragem: Celso Almeida-Miguel Silva e André Cabral
Disciplina: Amarelos para João Rodrigues/55, Fernando Alves/74, Luís Simões/90, António Duarte/92 e João Valente /92 do Mourisquense. Diogo André/25, Tiago Melo/33, Carlos Leandro/63, Pedro Sousa/67, Francisco Costa/87 e Micael Ferreira/92 do Azenha.
Nesta tarde ganhou a melhor equipa em campo, e esta foi o Azenha, que até aos 35 minutos poderia ter feito um resultado volumoso. Marcou dois bons golos por Tiago Melo, o meio campo adormeceu um pouco e aos 45 minutos o arbitro marcou uma grande penalidade um pouco esquisita cometida por Luís Ribeiro, pois a bola vinda por alto escorregou pelo corpo e vai-lhe ao braço, sofre o golo e vai para o intervalo a vencer por 2-1. Na segunda parte, logo aos 50 minutos, Luís Simões faz autogolo e coloca o resultado em 1-3, que se manteve até ao final, tudo graças aos guarda redes que se cotaram como os melhores em campo e fizeram defesas que levavam o selo de golo.
O Mourisquense equilibrou o jogo nos últimos 10 minutos da 1ª parte, na segunda entrou melhor, mas o autogolo deitou por terra algumas aspirações de contrariar o melhor futebol que o Azenha estava a praticar. Vitória que não sofre contestação. A arbitragem deixou jogar quando devia e reprimiu quando era de o fazer, daí a amostragem por 12 vezes do cartão amarelo.
Plácido Silva
0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Na passada sexta-feira, dia 07, foi eleita a nova Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Anadia. Sob o lema “Reorganização, Participação e Intervenção”, foi eleito o advogado Joaquim Ramos Pereira como Presidente da Concelhia, numa votação sem qualquer voto branco ou nulo.

Tendo por mandatário da candidatura o socialista José Carlos Coelho, a nova concelhia promete reorganizar o PS de Anadia e “implantá-lo como alternativa ao poder vigente”, segundo o comunicado que chegou às redações.

Integram a lista sufragada ainda as seguintes pessoas: Dina Lopes, Bruno Coelho, José Lagoa Santos, Vanessa Neves, Fernando Barbosa, André Henriques, Marta Duarte, Mário Abade, José Carlos Coelho, Isilda Silva, António Alves, Marcelino Rasga, Manuela Freire, Rui Marinha, Francisco Casimiro, Pedro Galante, Alexandre Quintas, José Carlos Seabra, Samuel Figueiredo e Jaime Martins.

Os novos órgãos sociais do Partido Socialista de Anadia agradecem o apoio de todos os socialistas e endereçam os seus cumprimentos às demais estruturas políticas presentes no concelho.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O MobeÁgueda – Transporte a pedido de Águeda, uma medida implementada pelo Município de Águeda, no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, na qual estão a ser testados, com uma carrinha de 9 lugares elétrica, os circuitos que possam servir melhor a população da cidade, especialmente as pessoas com mais dificuldades de mobilidade, voltou a circular durante a Semana Europeia da Mobilidade, de decorreu de 16 a 25 de setembro.

“A disponibilização deste serviço inovador e ambientalmente sustentável tem se revelado uma mais-valia para a população. Estamos a desenvolver os testes de circuitos e validar as opções para que se possa definir a melhor solução de mobilidade, que responda às necessidades da população”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Este serviço, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, teve início no ano passado e conquistou a confiança dos aguedenses, sendo o suporte para muitas pessoas e a garantia de um transporte seguro e fiável, principalmente junto da população de idade avançada ou com mobilidade reduzida, facilitando as deslocações no centro urbano, nomeadamente entre as cotas baixa e alta da cidade. A paragem da viatura, por parte dos interessados em fazer o percurso, é feita a pedido (com braço no ar).

Nesta fase de testes, que está a decorrer até dezembro deste ano e com o serviço a ser disponibilizado de forma gratuita, a Câmara Municipal de Águeda ampliou alguns circuitos para avaliar a aceitação que tem junto dos cidadãos. Para além do circuito habitual (que realizava até este momento, iniciando e terminando no Mercado Municipal) e dos dois circuitos a pedido, um a Norte (entre a ES Adolfo Portela e a Zona Industrial, na Alagoa) e um mais a Sul (entre o Posto de Turismo e a Borralha), vai incluir agora um circuito alternativo (com passagem por Recardães).

Refira-se que este serviço foi disponibilizado durante a Semana Europeia da Mobilidade e Dia Sem Carros, promovida pela Câmara de Águeda e que incluiu um conjunto alargado de iniciativas, entre as quais diversas atividades lúdico-desportivas, workshops e a exposição “Bicicletas com História – Profissões de antigamente”, que está patente no Centro de Artes de Águeda até ao próximo domingo, dia 2 de outubro.

 

Características do serviço MobeÁgueda

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13 horas e das 15 às 17h30, e aos sábados, entre as 9 e as 12h30.

Circuitos:

– O circuito principal inicia no Mercado Municipal, seguindo para a Biblioteca Municipal, os CTT, ESTGA, Escola Secundária (ES) Marques de Castilho, Cruz Vermelha/Gato Preto, Centro de Saúde, ES Adolfo Portela, Escola Fernando Caldeira, Centro de Artes, Estação CP, Hospital, Posto de Turismo/Baixa da Cidade, Largo 1.º de Maio, terminando no Mercado Municipal.

– Circuito a pedido Norte inicia na ES Adolfo Portela, seguindo para o IEFP e Zona Industrial (Alagoa), regressando ao ponto de partida.

– Circuito a pedido Sul arranca no Posto de Turismo/Baixa de Águeda, seguindo para Além da Ponte, Zona do Sardão, Estádio Municipal e até à zona do Palácio da Borralha, regressando ao Posto de Turismo.

– Circuito alternativo, com início no Posto de Turismo/Baixa de Águeda, seguindo para Além da Ponte, Póvoa da Marta, Alto de Recardães, Centro de Saúde/Junta de Freguesia e regresso.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O FC Porto confirmou que vai disputar o embate da terceira eliminatória da Taça de Portugal no Estádio Engenheiro Sílvio Henriques Cerveira. A partida, recorde-se, está agendada para 16 de outubro, às 20h45.

Esta será a primeira vez que os dragões visitam o reduto deste emblema da Liga 3. De resto, no histórico entre estas duas equipas só existe uma partida: em 1972, o FC Porto, então comandado por Paulo Amaral, goleou por 8-0, nos 16 avos de final da Taça de Portugal.

PUB

Os azuis e brancos, recorde-se, são os atuais detentores do troféu. Na Anadia vão dar o início ao caminho que pode levar Sérgio Conceição a revalidar o título, algo que os dragões não conseguem desde 20011 (venceram em 2009/10 e 2010/11).

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro terminou no domingo dia 25 de setembro, com cicloturismo, num fim de semana também marcado pela iniciativa Municípios Sem Fronteiras.

Em jeito de balanço, Susana Martins, Vereadora do Desporto e da Juventude do Município de Oliveira do Bairro, congratulou-se com “a participação muito ativa da população nesta edição do Mix&Move, e em especial dos jovens, que aderiram com muito entusiamos a todas as iniciativas e desafios que lhes propusemos”. “Se contabilizarmos todas as iniciativas do Mix&Move, com destaque para a Caminhada Solidária Noturna, Dia Europeu Sem Carros, Cicloturismo, Municípios Sem Fronteiras, Jogos da Juventude e os concertos na Praça do Município, podemos contabilizar cerca de 10.000 pessoas envolvidas nestas atividades, o que é um número muito expressivo para a dimensão do nosso Concelho”, acrescentou a autarca.

PUB

A iniciativa Municípios Sem Fronteiras realizou-se em duas sessões, na Praça do Município, colocando oito equipas, duas por freguesia, em competição, a que se juntaram mais duas, uma do Executivo Municipal e outra com elementos dos Executivos das Juntas de Freguesia do Concelho.

Com uma moldura humana assinalável, que esgotou os lugares das duas bancadas, os jogos, bastante criativos, divertiram, não só os participantes, mas também o muito público presente, que puderam também usufruir das barraquinhas das associações, localizadas na Praça do Município.

A equipa vencedora veio da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, que amealhou mais pontos ao longo dos vários jogos que decorreram nas duas sessões.

O cicloturismo, que contou com mais de três centenas de participantes, encerrou a edição de 2022 do Mix&Move Oliveira do Bairro. Em ritmo de passeio, os ciclistas, homens, mulheres e muitas crianças, percorreram as quatro freguesias do Concelho de Oliveira do Bairro, perfazendo cerca de 30 km, liderados pelo Motoclub Oiacelera.

Pensado para ser acessível a todas pessoas, das mais novas às mais velhas, com muita ou pouca preparação física, o trajeto contou com uma paragem intermédia para abastecimento sólido e líquido, no parque de lazer de Bustos, junto ao edifício da Junta de Freguesia.

No final, e de volta à Praça do Município, de onde partiu o pelotão, os participantes foram brindados com um porco no espeto, continuando o dia em saudável confraternização.

O Mix&Move Oliveira do Bairro, decorreu entre os dias 16 e 25 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, com um programa repleto de atividades.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia e teve este ano como tema “Melhores ligações” (Better connections), tendo contado com a participação de cerca de 3.000 cidades.

O tema deste ano focou-se em cinco pilares (pessoas, lugares, transportes públicos, planeamento e políticas), pretendendo, entre outros objetivos, promover mudanças comportamentais entre pessoas e o que as envolve.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Parque de S. Mateus acolheu no domingo, dia 25 de setembro, a “Rota do Coração”, iniciativa que decorreu no âmbito do projeto de sensibilização para as doenças cardiovasculares que a delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia tem vindo a dinamizar desde há seis anos e que se intitula “Coimbra Unida pelo Coração”.

Ao longo de todo o dia, centenas de pessoas passaram pelo Parque de S. Mateus, onde tiveram oportunidade de beneficiar de uma avaliação cardiovascular e participar em várias atividades promotoras de um estilo de vida saudável, nas quais estiveram envolvidas instituições, unidades de saúde, bem como empresas da região.

Entre as ações realizadas, destaque para uma dedicada à alimentação saudável e outra sobre os riscos do consumo de álcool. Houve ainda tempo para a atividade física (com zumba, aeróbica, ginástica localizada, body&soul dance, hip hop, cross training, treino funcional, ténis, tai chi, armas de corte, pilates, yoga…), fisioterapia cardiorespiratória, educação postural, gestão do stress (autocontrolo da ansiedade, técnicas de relaxamento, massagem de som Peter Hess) e cessação tabágica. O programa incluiu também a sensibilização da população sobre emergência cardiovascular, reconhecimento de sinais de alerta e Suporte Básico de Vida.

A “Rota do Coração” constituiu a primeira iniciativa do “Cantanhede Unida pelo Coração”, projeto que está a ser desenvolvido como extensão do de Coimbra e que tem como parceiros a UCC de Cantanhede/ACeS Baixo Mondego, o Núcleo de Cantanhede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Câmara Municipal de Cantanhede, a União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Centro de Medicina Reabilitação Região Centro – Rovisco Pais e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A 01 de maio de 2012 a Mão Cheia conheceu a luz do dia pela primeira vez. José Almeida é padeiro e pasteleiro de profissão e faz dez anos que decidiu lançar-se por conta própria. Sempre trabalhou na área, mas nunca se sentiu devidamente reconhecido ou valorizado.

“Adoro mesmo o que faço e sempre quis trabalhar por conta própria”, diz-nos o mestre das pizzas.

Decidiu andar na rua ao invés de se estabelecer nalgum sítio mais fixo para ser diferente e torna-se, mais tarde, no condutor do único autocarro do país que também faz pizzas.

“Sempre quis fazer pizzas e fomos fazendo por brincadeira. A minha esposa juntou-se a mim em 2018 e um dos meus filhos também se foi juntado à medida que o negócio foi desenvolvendo. E hoje também o faz a tempo inteiro”, diz-nos.

José queixa-se das constantes subidas de preço nas matérias-primas e tem noção que não pode imputar todas as despesas ao cliente, acabando por suprimir e emagrecer as suas margens.

Há três anos, esta inovação, um autocarro de passageiros adaptado a restaurante e com um forno de lenha acoplado, ardeu e, na altura, pensaram em desistir. Admite que foram semanas difíceis mas lá arranjaram outro que substituiu este. Foram tempos conturbados porque não teve qualquer restituição por parte da seguradora e tudo foi pago por si.

Todas as alterações e adaptações feitas no autocarro estão certificadas e implicaram 800 horas de trabalho. José tem a certeza de uma coisa: vai servir aos seus clientes a melhor qualidade possível.

“Estou muito feliz com o que faço. Não me arrependo do percurso. Assumo o que fizemos de bom e mau ao longo dos anos. Gostamos de satisfazer o cliente. Além disso eu gosto muito de experimentar e de ter desafios”, diz-nos José Almeida, sempre acompanhado da sua esposa Maria Helena Almeida.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, participou na sessão de apresentação do espetáculo sociocomunitário “Thalassos”, no âmbito do projeto cultural em rede que envolve os municípios de Figueira da Foz, entidade líder da programação, Cantanhede e Mira. À semelhança de outros projetos comunitários já apresentados em Cantanhede, também este tem como diretor artístico André Varandas.

O espetáculo, resultado de uma plena criação artística, propõe desenvolver uma narrativa em torno deste emblemático elemento que tem acompanhado a evolução das comunidades ao longo de todos os tempos – o mar. Será a plena concretização de um projeto partilhado, em que a participação de representantes das forças vivas culturais locais se fundem num todo, num mesmo resultado, seja pelo próprio movimento coletivo das associações que assumem um papel preponderante na dinâmica e afirmação cultural local, seja pela participação de valores individuais dos três territórios – Cantanhede, Figueira da Foz e Mira.

Será uma oportunidade de partilha de experiências e saberes, cujo resultado será, sem dúvida, a manifestação do coletivo, do contributo de cada um e de todos, que se traduzirá num momento memorável.

O espetáculo será apresentado na Praça Marquês de Marialva, Cantanhede, em frente aos Paços do Concelho, nos dias 7 e 8 de outubro, às 21h30, com entradas gratuitas, mas sujeitas a bilhete de ingresso, que pode ser levantado do Museu da Pedra, Museu ZX Spectrum e Posto de Turismo de Cantanhede.

A Rede que constitui a presente operação surge com uma parceria entre os três municípios: Figueira da Foz (líder da parceria), Cantanhede e Mira, tendo como elemento identitário do território o mar. Também a Arte-Xávega é pedra de toque e o cerne deste projeto, uma vez que representa uma manifestação do património cultural imaterial praticada há centenas de anos nestes territórios e é muito expressiva do ponto de vista cultural, social e turístico.

Ao longo desta temporada têm vindo a ser realizadas mais de 200 ações/atividades multiculturais e transdisciplinares com manifesto envolvimento dos agentes culturais locais, numa clara valorização e progressiva profissionalização do tecido cultural da Região para a sustentabilidade da rede.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

No período de 01 de janeiro a 20 de setembro, foram registadas no concelho 30 ocorrências, relativas a incêndios agrícolas e florestais, tendo ardido, no total, cerca de dois hectares.

Face às previsões de tempo quente, seco e ventos fortes para os próximos dias, o Município de Anadia, em articulação com o Serviço de Proteção Civil Municipal, decidiu prorrogar por mais duas semanas, até meados de outubro, a vigilância móvel da floresta no concelho de Anadia.

O período de vigilância móvel protocolado, em junho passado, com as Freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, e as Associações de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, de Voluntários de Ferreiros, Cultural e Recreativa de Algeriz, foi assim prolongado até ao próximo dia 16 de outubro.

Recorde-se que a vigilância visa contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem esses acontecimentos. Pretende-se com esta ação proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local, bem como dar mais tranquilidade às populações mais isoladas que vivem em redor da mesma.

A vigilância móvel é realizada em articulação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Anadia, o Coordenador Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Anadia.

Ainda no que respeita à vigilância florestal e deteção de incêndios no concelho de Anadia, é de referir que o Posto de Vigia do Moinho do Pisco, na Freguesia de Avelãs de Cima, que integra a rede primária da Rede Nacional de Postos de Vigia, irá manter-se ativo, até ao mês de novembro.

A Proteção Civil Municipal de Anadia apela também às pessoas para que não realizem queimas de amontoados, durante o mês de outubro, face às condições atmosféricas e tendo em conta ainda o período de seca severa por que o país está a passar.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais