Home » Archives for admin » Page 15
Author

admin

A propósito (ou a despropósito) do ainda não sanado problema da água que chega às nossas torneiras e da atitude pública e privada de alguns políticos de Anadia, lembrei-me da minha professora de Cultura Clássica que um dia nos falou da “hybris” (o tal sentimento de arrogância ébria dos poderosos para com os que consideram mais débeis) que matou Ícaro.

Quando um político se senta na cadeira do poder, tem duas opções:

  • Assume aquele lugar como seu, a que acedeu por ser o melhor, aceita uma corte de aduladores acéfalos que se aproximam para usufruir de benefícios e benesses, ou apenas por medo de serem afastados, e trata os outros que eventualmente se lhe opõem ou contestam as suas decisões como intrusos que o incomodam ou inimigos que o querem derrubar;
  • Aceita que acedeu temporariamente àquele lugar porque outros confiaram nele e ouve os que o criticam, tal como os que o apoiam, com a mesma atenção e respeito. Aceita que exerce o seu cargo em nome não só de todos os que lhe deram voz mas também dos que pensam diferente, e a todos deve responder, justificando atitudes e opções.

PUB

A atitude do poder autárquico instalado na nossa terra, seja nas (inexistentes) explicações sobre as opções assumidas, como é o caso da intervenção no Monte Crasto, da construção da unidade de produção e distribuição de betão e betuminosos na Zona Industrial de Avelãs de Caminho ou da mais recente decisão de adaptação de parte do edifício do antigo colégio nacional (dizer que é para aceder a fundos comunitários não me parece suficiente), seja em assuntos mais prementes como é o estado da água para consumo humano, revela a arrogância de quem, isolado no alto da sua torre de marfim, perdeu a capacidade ou não sente necessidade de olhar para os que, cá em baixo, esperam deles mais e melhor.

A atitude nas assembleias municipais, onde chegam a ridicularizar quem intervém (numa tentativa de os calar), com o agendamento de inúmeros pontos para análise ou aquiescência de discursos laudatórios mas vazios de propostas para exercer pressão sobre a atribuição dos tempos para análise de cada ponto, a recusa em disponibilizar a gravação das sessões desse órgão para além do período de transmissão, a utilização da rede social Facebook para dar informações, apagando todos os comentários (sem os restringir à partida) revelam exatamente esse distanciamento antidemocrático e mesmo alguma animosidade contra quem os questiona ou contesta.

Uma atitude de auscultação democrática é frequentemente substituída por uma de deliberação autocrática.

No imediato, pode facilitar a vida de quem decide, mas, a longo prazo, atrai muito mais contestação e descontentamento por parte de quem tem que acatar as decisões.

Esquecem-se de que, um dia, tal como Ícaro, as suas asas de cera vão derreter, e os apoiantes irão virar-se para outro lado que lhes convenha mais. Talvez antes de mergulharem no abismo, consigam refletir sobre o que os levou a pensar que “voavam” mais alto que todos os outros que os rodeiam e perceber que lá no fundo somos todos iguais.

Maria de Fátima Flores, militante do PEV, eleita na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Arcos e Mogofores.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Azenha – Sosense, disputado em Azenha no dia 02 de outubro de 2022
As equipas alinharam e marcaram:
Azenha: João Lopes, Micael (Francisco/72), Diogo André, Rúben Daniel, Miguel Santos (Adriano/69), Carlos Almeida, Jorge Tomas (Tiago Melo/69), Marcos (João Figueiredo/69), Luís Ribeiro(Capt), Danilo e Roger.
Treinador: Leal
Sosense: João Neves, Rui, Igor (Lucas), Jorge-Caçador (Márcio/78), C´, Marcelo, Rafael (Rodrigo/66), Nuno (Lucas Ribeiro/66), Cardoso e Pedro (Marcelino/66).
Treinador: Sérgio Ribeiro.
Marcam: Micael 21 e 29 (este de G/penalidade)-Carlos Almeida/39-Roger/42-Danilo/ 60-Adriano/ 82, do Azenha e Marcelo/36 do Sosense.
Ao intervalo 3-1
Final 6-1
Arbitragem: Carlos Mendes-Paulo Guedes e Gabriel Santos
Disciplina: Amarelos para : Rato/40-Cá/44-Carlo/78, Vermelho, Rui Matos aos 29, todos do Sosense.
Nesta tarde em que o Azenha renovado na sua equipa de futebol, mostrou aos seus adeptos, que tem bons elementos para fazer um campeonato tranquilo. Ate aos 28 minutos houve algum equilíbrio, mas com a grande penalidade e expulsão do jogador, o Sosense ainda reagiu e com menos uma unidade o ainda reduziu para 1-2, a partir daí só deu Azenha, que ainda ao terminar o primeiro tempo ainda faz o 3-1. no segundo tempo continuou a superioridade do Azenha e os golos foram surgindo normalmente, acabando em 6-1. Tarde de muito calor que obrigou a um pequeno intervalo para que os atletas se pudessem refrescar. Vitória sem contestação da equipa da casa, com alguma (pouca) réplica do Visitante, e com bom trabalho da equipa de arbitragem.
Um pequeno apontamento, para comunicar que começou no dia 1 o campeonato Feminino Interdistrital,  (Aveiro/ Coimbra) no qual o Azenha participa com uma equipa Sénior no primeiro encontro deslocaram-se para defrontarem a ARCA, no próximo Sábado jogam em casa.
Plácido Silva
0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail
É já neste próximo fim de semana, entre os dias 07 e 09 de outubro, que a aldeia de Torres (freguesia de Vilarinho do Bairro) recebe a Festa do Bunho e do Junco. Esta que já é a terceira edição do evento receberá a certificação “Aldeias de Portugal” para a aldeia de Torres.
Na sexta-feira, o programa arranca com um jantar com animação musical.
Durante o dia de sábado haverá animação com gaiteiros, jogos tradicionais para crianças, atelier para crianças, comes e bebes, artesãos, música e oficinas de esteiras, pintura e aguarela. À noite espera-se a atuação de Amadeu Mota.
No domingo, além da música e comes e bebes, haverá uma caminhada, atuação de grupos etnográficos, entrega dos prémios do concurso de poesia e ainda a exibição de um documentário sobre este evento na edição de 2021. O ponto alto espera-se para as 17h, com a cerimónia protocolar de entrega do certificado “Aldeias de Portugal”.
Durante o fim-de-semana, no recinto da festa haverá em permanência quermesse, mercadinho e diversos expositores.
0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Águeda esteve, na última semana, na ilha do Sal, em Cabo Verde, onde apoiou a instalação de um conjunto de serviços de modernização administrativa, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, nomeadamente da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, onde foi criado ainda um Espaço Multimédia. Visita oficial e de trabalho integrou o programa de comemorações do Dia do Município do Sal, assinalado durante toda a semana com várias atividades.

A comitiva aguedense, composta pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda e por técnicos municipais, foi recebida nos Paços do Concelho da Câmara do Sal e, após uma visita às instalações, foi dado início aos trabalhos de instalação dos referidos serviços e respetiva formação.

Estes projetos concretizados durante esta semana resultam de um trabalho de parceria entre as duas cidades irmãs e da vontade do Município do Sal em querer replicar o modelo e software de gestão utilizado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), sendo um contributo para o desenvolvimento social e cultural daquela ilha caboverdiana.

“É um privilégio estreitar estes laços e apoiar, nomeadamente com o nosso conhecimento técnico, o progresso e modernização dos serviços prestados pelo Município do Sal”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, a partir de agora “os recursos que estão na Biblioteca Municipal Manuel Alegre passam a estar ao dispor dos caboverdianos e vice-versa” salientou o edil, frisando que foi “uma semana intensa de trabalho e de cooperação institucional”.

No âmbito da modernização e informatização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, no Sal, foram fornecidos 12 novos computadores de secretária e respetivos acessórios, instalados por técnicos do Município de Águeda que se deslocaram ao Sal para a formalização deste projeto, para além de ter sido prestada formação técnica, bem como a disponibilização de novos serviços aos leitores, através da implementação do modelo e software de gestão utilizado pela BMMA, através do qual poderá ser consultado online, o Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas de Águeda (com mais de 40 mil títulos disponíveis). Os munícipes do Sal passam a ter também, neste novo Espaço Multimédia, acesso grátis à Internet.

A inauguração deste novo espaço foi um dos pontos-altos da semana que a Câmara do Sal dedicou à celebração do Dia do Município. Na ocasião, Júlio Lopes, Presidente da Câmara do Sal, considerou que a disponibilização destes novos serviços são de grande relevância para a ilha do Sal. “Estamos a abrir uma porta para os jovens do Sal, para todas as pessoas que gostam de leitura, proporcionando mais este instrumento”, disse, mostrando-se disponível para partilhar a biblioteca com outras Câmaras Municipais do país.

A par destes projetos, no âmbito do acordo de geminação assinado em 2018, os dois municípios têm desenvolvido um trabalho profícuo de cooperação nos domínios do turismo, da cultura, da educação e do ambiente, de entre as quais se destacam projetos como “Tenho um Amigo” e a participação do Município do Sal nas Jornadas Internacionais do Turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Águeda.

O projeto “Tenho um amigo”, cuja primeira atividade aconteceu em dezembro de 2021, na Escola Básica Fernando Caldeira, os alunos da turma do 6.º I tiveram uma “aula” online em conjunto com os “colegas” da turma do 6.º J da Escola do Sal, falando sobre aspetos culturais e das características dos seus territórios. Este é um projeto que irá prosseguir durante o ano letivo de 2022/2023, com ligações periódicas entre as duas turmas, onde continuarão a ser abordadas as temáticas relacionadas com lendas e histórias locais, projetos ambientais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios.

Para além do alargamento deste projeto e da modernização dos serviços da biblioteca, a deslocação a Cabo Verde permitiu ainda conhecer a realidade da população do Sal, nomeadamente nas áreas da educação, cultura, tecnologia, higiene urbana e ambiente, qualificação de mão-de-obra, formação profissional e emprego; bem como contactar com as entidades locais, potenciando outras ações futuras a serem desenvolvidas no âmbito do acordo de geminação.

A inauguração da atribuição do nome de Geneviéve Vinckier, nome de uma família pioneira do turismo no Sal, a uma zona pedonal à frente a unidade hoteleira Morabeza, o lançamento do livro de doutoramento do Presidente da Câmara do Sal, bem como a sessão solene do Dia do Município do Sal foram outras das atividades realizadas e que contaram com a presença dos mais relevantes dignitários do país, nomeadamente o Primeiro-ministro e do Ministro das Comunidades.

A par de Águeda, marcaram também presença outros Municípios portugueses com quem o Sal tem acordos de parceria e de geminação.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Cerca de meia centena de participantes estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 21 de setembro, numa sessão que contou com a presença de Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul, para proferir uma elocução sobre o escritor José Saramago e a sua obra “A bagagem do viajante”.

Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa permitiu associar o 30.º aniversário da Biblioteca Municipal no atual espaço e com as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, escritor português e prémio Nobel da Literatura.

Presente na cerimónia esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara de Cantanhede que aproveitou a ocasião para destacar “a retoma da dinâmica das Tardes Comunitárias, numa data especial para a Biblioteca que faz 30 anos, com esta sessão literária que pretende assinalar o centenário do nascimento do Nobel da Literatura contribuindo para o conhecimento da obra deste vulto da literatura”. O responsável pelo pelouro da Cultura fez questão de salientar “este tipo de iniciativas de celebração da escrita, do escritor, do livro, da literatura, é mais uma  oportunidade para criar novas gerações de leitores e contribuir para preservar a língua e a cultura portuguesa”.

A editora Elsa Ligeiro, responsável pela dissertação, partilhou com os presentes vários factos relacionados com a vida e obra de José Saramago, particularmente sobre “A bagagem do viajante”, um dos seus livros de crónicas. No decurso da sessão foram lidos vários trechos de algumas crónicas do autor, assim como, foi possivel visualizar um pequeno filme sobre o escritor, elaborado por técnicos da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga do Ribatejo, Golegã e faleceu 18 de junho de 2010, em Tias, Espanha, assinalando-se este ano o centenário do seu nascimento. Autor profícuo, José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo conjunto da sua obra, em 1998.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Mais de 820 pessoas estiveram presentes na comemoração do Dia Internacional do Idoso, promovida pelo Município de Anadia, que decorreu, no passado dia 30 de setembro, no Pavilhão de Desportos de Anadia. Para além do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e dos presidentes de Junta de Freguesia, o evento contou ainda com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, e de Fernando Mendonça, Diretor do Centro Distrital de Aveiro.

Do programa fez parte um almoço de confraternização a que se seguiu uma animada tarde lúdica. Esta atividade contou com a presença das instituições sociais do concelho com resposta social de terceira idade e com seniores da comunidade.

PUB

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, dirigiu algumas palavras aos presentes, dizendo que “é muito reconfortante estarmos aqui novamente, dois anos depois da pandemia”, desejando que este seja “um dos muitos momentos que se seguirão num ano em que se espera que entre definitivamente na normalidade”.

A autarca deixou ainda uma palavra de agradecimento a todos os idosos, ao pessoal auxiliar, técnicas e dirigentes associativos pela sua presença neste momento de confraternização.

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, associou-se à iniciativa, tendo agradecido o convite do Município. Na sua mensagem sublinhou que “o dia de hoje é de comemoração, de reencontro e de bem-estar”. “Espero que aproveitem ao máximo este momento e que possam enfrentar os próximos tempos com mais conforto e alegria”, afirmou.

A responsável governamental considerou ainda que “após dois anos de ausência e de muito vazio, devido ao período pandémico, é gratificante que possam voltar a retomar as vossas atividades com segurança”.

O Dia Internacional do Idoso, é comemorado anualmente a 1 de outubro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e de cuidar a população mais idosa.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Decorreu, esta terça-feira, o sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com os jogos marcados para o fim de semana de 15 e 16 de outubro.

O Anadia FC SAD vai receber, em casa, o vencedor do título da época passada, Futebol Clube do Porto.

Confira os 32 jogos:

Serpa – Gil Vicente

Fontinhas – Arouca

Mafra – Marítimo

Machico – Boavista

Valadares Gaia – Chaves

Caldas – Benfica

Felgueiras – SC Braga

Canelas 2010 – Vitória de Guimarães

Anadia – FC Porto

Oliveira do Hospital – Rio Ave

Trofense – Famalicão

Varzim – Sporting

Amora – Estoril

Tondela – Santa Clara

São Martinho – Casa Pia

Vitória de Setúbal – Paços de Ferreira

Penafiel – Vizela

Lank Vilaverdense – Portimonense

Vianense – Beira-Mar

Rabo de Peixe – Sertanense

Imortal – Farense

Académico de Viseu – Oriental

Tirsense – Leixões

Bragança – Pevidém

Montalegre – São João de Ver

Sanjoanense – Belenenses

Nacional – Oliveirense

Olhanense – B SAD

Pêro Pinheiro – Sporting Pombal

Dumiense – Real

Moreirense – Vilafranquense

Courense – Camacha

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Cantanhede ficou em 2.º lugar no prémio Intervenção Social Sénior 2022, atribuído pela plataforma Cidade Social. A distinção, obtida ex-aequo com os municípios de Esposende e Miranda do Corvo, na categoria de municípios com população entre os 10.001 e 50.000 habitantes, vem reconhecer um conjunto de políticas sociais que fomentam o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais.

De acordo com os dados preliminares dos censos de 2021, o concelho de Cantanhede apresenta um índice de envelhecimento de 269,6, sendo o oitavo concelho mais representado, dos 19 que compõe a região de Coimbra, depois de Penela (307,1), Arganil (325,5), Soure (333,8), Penacova (346,7), Mortágua (370,5), Góis (457,5) e Pampilhosa da Serra (699,6).

Face a esta realidade, o Município tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos/atividades dedicados/as aos mais idosos, como é o caso do Projeto Philarmonia, Projeto Tardes Comunitárias, Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, Boccia Sénior, Encontro de Inverno, Arraial Popular e o Projeto Natação Sénior. Paralelamente, e enquanto investidor social, o Município destaca ainda os projetos Cuidin e VirtuALL – Inovação | Envelhecimento | Qualidade de Vida.

Para além destes projetos, a autarquia desenvolve outros mecanismos dirigidos à comunidade que, como é óbvio, englobam a população sénior. Neste enquadramento surge o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, o Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, Banco de Recursos Colmeia, o Banco de Voluntariado de Cantanhede, Balcão da Inclusão, GAE, CLAIM, protocolo de colaboração para a realização de meio complementares de diagnóstico e terapêutica em proximidade (formalizado com as IPSS com resposta social de ERPI), “Este Verão Mexa-se” (meses de junho, julho, agosto e setembro, com periodicidade aleatória), entre outros.

O reconhecimento agora recebido pela autarquia de Cantanhede tem por base todas as dinâmicas elencadas.

Para Célia Simões, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, “o galardão Intervenção Social Sénior 2022 viabiliza a partilha de boas práticas e reconhece a intervenção que a autarquia tem tido junto da população mais envelhecida, contribuindo para o ageing in place e para o combate ao idadismo”.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail
A associação Quatro Patas e Focinhos promove amanhã, dia 05 de outubro, por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Animal (que se celebra no dia 04), o festival Ecoveggie. O evento acontece na Alameda do Casino no Luso e promete um dia recheio de atividades.
Conheça todo o programa:
10h00 Yoga com Andrea Monteiro
11h00 Palestra com agente do SEPNA Anadia
11h30 Showcooking com A Queijeira Verde
Hora do almoço – terá no local opções para almoço
14h00 Palestra sobre cuidados com animais de estimação/primeiros socorros
14h30 Apresentação do livro Alice no País das Lentilhas, Associação Vegetariana Portuguesa
15h30 Oficina de Música da EB2 Mealhada, com a direção da prof. Maria Mota
17h00 Atuação de Francisco Saldanha
BANCAS
Quatro Patas e Focinhos, legumes, frutas, doces..
Hello Black Bean, comida vegana
A Queijeira Verde, queijos artesanais veganos
Cogumelo da Horta, cogumelos biológicos
Quatro Patas e Focinhos, as nossas coisas
Alinhavos da Miré, artesanato
Adriana Rodrigues, artigos de relaxamento
OUTRAS participações
Associação Vegetariana Portuguesa
Espaço de leitura
Com o apoio: Fundação Luso e Junta de Freguesia de Luso
0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Amanhã, dia 5 de outubro o Moita Rugby Clube da Bairrada irá desenvolver o “Dia Aberto do Rugby Bairrada” com um treino aberto a todas as crianças para demonstração/captação das escolinhas de rugby Bairrada.

Estarão presentes no Parque Urbano de Anadia e todos estão convidados a trazer o seu filho a ir experimentar. Dos 5 aos 13 anos, as escolinhas de Rugby da Bairrada são o lugar uma opção desportiva para todas as crianças:

Informações:

⏱5 de Outubro – 10:30 horas
📍Parque Urbano de Anadia

+ Informações / Inscrições
📱 915451812 / 939416818
📧 mrcbairrada@gmail.com

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais