Home » Archives for admin » Page 20
Author

admin

Já entraram em funcionamento as duas novas caixas automáticas multibanco instaladas pelo Município de Oliveira do Bairro em Perrães e no Sobreiro – Bustos. Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, explicou que a decisão vem ajudar a resolver a falta de caixas ATM no Concelho, “devido ao encerramento, nos últimos anos, de algumas dependências bancárias”.

Ainda de acordo com o autarca, os dois equipamentos foram colocados em “locais estratégicos, para servirem não só as populações destes lugares, mas também as comunidades vizinhas”. “Era uma necessidade premente, que as pessoas sentiam e nos faziam chegar, pelo que tivemos que encontrar soluções”, acrescentou Duarte Novo. “É esta proximidade a serviços necessários para o nosso dia-a-dia, que quem tem por vezes nem valoriza, que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades, especialmente as que estão mais distantes dos centros urbanos”, concluiu o edil.

PUB

Refira-se que a caixa ATM de Perrães foi colocada no Largo de Nossa Senhora das Febres, enquanto que a de Sobreiro-Bustos se encontra junto à farmácia.

A construção das duas infraestruturas representou um investimento total por parte do Município de 33 mil euros, tendo ainda sido estabelecido um contrato com uma entidade bancária para exploração do serviço, após um longo processo burocrático, que teve em conta todas as regras de contratação pública e de segurança exigidas por este setor.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Anadia, deteve no passado dia 21 de setembro um homem de 29 anos e uma mulher de 64 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Anadia.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de seis meses, por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos procediam à produção e cultivo de canábis tendo em vista a sua posterior comercialização.

PUB

No seguimento das diligências policiais os militares da Guarda realizaram duas buscas domiciliárias e uma busca em veículo, que culminaram na apreensão de: 1 700 doses de canábis, 101 plantas de canábis, duas caixas de canábis em pó, dois trituradores e uma balança de precisão.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial, ontem, dia 22 de setembro, no Tribunal de Anadia, para aplicação das medidas de coação. Esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial de Aveiro e de militares do Posto Territorial de Anadia.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Clube Automóvel do Centro juntou-se aos amigos e familiares de José Rolo no auditório do Museu do Vinho Bairrada e, de surpresa, homenagearam aquele que é conhecido como o “2 Cavalos”, por conduzir o típico e histórico Citroën 2CV (ou Citroën Dyane).

José Rolo é o sócio no ativo mais antigo deste Clube Automóvel e um dos sócios mais ativos e sempre presente. Fez parte de vários momentos históricos do automobilismo clássico, além de ter sido piloto em várias provas de ralis. Destacado nesta manhã do passado dia 18 de setembro por ser um homem ilustre da Bairrada e um cidadão exemplar. Ligado há 56 anos ao clube sempre manteve as suas raízes em Anadia.

“Quero naturalmente agradecer ao clube, aos amigos e a todos. O meu pai é realmente uma força de viver, é uma homenagem justa e bela”, foram palavras de Guadalupe Rolo, filha do piloto.

A direção do clube enalteceu ainda o facto de José Rolo fazer parte do clube desde a sua fundação, estando sempre nas várias áreas e vertentes possíveis: fosse como piloto, organizador de provas ou como membro da direção.

Pedro Dias, diretor do Museu, relembrou que esta homenagem era um momento que marcava a história do Museu e distinguiu não só os feitos desportivos do piloto, mas também as qualidades humanas.

A José Rolo foi entregue uma lembrança por parte do clube e todos tiveram oportunidade de assistir a um filme sobre os vários momentos da história do piloto no Clube Automóvel do Centro e no automobilismo em geral.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A última edição das “4ª Clássicas”, em Cantanhede, decorreu em formato cine-concerto, com a projeção de “O Gabinete do Dr. Caligari”, filme realizado por Robert Wiene em 1920, e suporte musical dos músicos João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador e Sylvain Barreto, coadjuvados por Rodrigo Pereira e Rafael Silva no controlo de som.

Perante o numeroso público presente no Centro Social e Paroquial S. Pedro, o quarteto interpretou a banda sonora que desenvolveu propositadamente para o efeito, uma abordagem mais uma vez inteiramente ganha no âmbito dos ciclos de cinema organizados pela Associação fotografARTE, em parceria com o Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede se encontra na Lúcia Lima Associação Cultural) e o Município de Cantanhede.

Conforme referiu Vasco Espinhal Otero, coordenador das “4.as Clássicas”, “os cine-concertos são uma experiência muito estimulante que a organização quer repetir sempre que possível, particularmente com filmes da época do cinema mudo, como “O Gabinete do Dr. Caligari”, cuja projeção foi precedida de uma preleção crítica a cargo de Luís Miguel Pato.

Iniciadas em janeiro de 2016, as “4.as Clássicas” em Cantanhede consistem na projeção de um filme na primeira quarta-feira de cada mês, sempre com uma apresentação prévia, e contam com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Cinemusicorium.

Entretanto, desde 2019, o programa dedicado à divulgação de cinematografias de diferentes épocas e origens foi alargado aos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro, no sentido de expandir o impacto cultural da iniciativa a toda a Bairrada, que de resto é o território de intervenção da principal entidade promotora, o Cineclub Bairrada.

Os cine-concertos do Cineclub Bairrada podem ser visualizados na página “4ªs Clássica” no canal Youtube, com o registo do som das bandas sonoras a acompanhar todos os filmes que se encontram em domínio público. Muitos dos cine-concertos que aqui estreiam seguem depois em digressão, pretendendo esta associação assumir-se como referência nacional e internacional nesta forma de expressão artística.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal da Mealhada assinou, no passado dia 13, um protocolo para a cedência, gratuita, dos Campos de Ténis Jorge Humberto”, no Luso, ao Luso Ténis Clube.

Os objetivos desta cedência de instalações desportivas passam pela rentabilização da utilização dos Campos de Ténis Jorge Humberto. “Reconhecemos que o Luso Ténis Clube é uma entidade credenciada, que pode desenvolver muito a modalidade, captar novos praticantes e, desta forma, ser uma mais valia na oferta desportiva e de formação à nossa comunidade”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Os Campos de Ténis Jorge Humberto são constituídos por dois courts de ténis, dois “bate bolas”, balneários e zona administrativa/ bar. O protocolo implica que a gestão dos espaços fique a cargo do Luso Ténis Clube, devendo o clube manter a sua operacionalidade, assumir as despesas correntes e “assegurar a atividade num grau de ocupação que aproveite as suas capacidades e potencialidades, colocando-as preferencialmente ao serviço das comunidades locais”.

O protocolo foi assinado, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, e pelo presidente da direção do Luso Ténis Clube, Nuno Ricardo dos Santos.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Associação de Voluntários de Ferreiros promove, no próximo dia 02 de outubro a segunda edição do ‘Passeio de Motos e Motorizadas”. Espera-se que os participantes estejam reunidos, para começar o dia, pelas 9h.

PUB

As inscrições devem ser feitas diretamente com Eduardo Pina (917418090) e implica o pagamento de 10 euros, caso apenas usufrua do almoço. O pack completo, que é composto por reforço, almoço e lembrança, tem um custo de 15 euros.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Dia Internacional do Idoso vai ser assinalado pelo Município de Anadia, no próximo dia 30 de setembro (sexta-feira), com um almoço-convívio destinado aos seniores do concelho, que irá decorrer no Pavilhão de Desportos de Anadia, pelas 12h30,  seguindo-se uma tarde de animação musical.

Recordamos que, no evento podem participar, gratuitamente, os utentes das instituições de solidariedade de Anadia, assim como outros seniores residentes na área do município. Assim, qualquer pessoa interessada em participar, que tenha idade igual ou superior a 65 anos e com domicílio no concelho de Anadia, deverá efetuar a sua inscrição até ao próximo dia 23 setembro, no Serviço de Ação Social do Município de Anadia, no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo (junto ao recinto da Feira da Vinha e do Vinho). Para o efeito, terá de apresentar um documento de identificação, bem como um comprovativo de morada (por exemplo, um recibo de água ou luz). As inscrições são presenciais e limitadas, sendo a sua aceitação realizada por ordem de chegada.

O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro, foi instituído pela Organização das Nações (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Integrado na “Semana da Juventude”, que se encontra a decorrer, realiza-se, na sexta-feira e no sábado, 23 e 24 de setembro respetivamente, mais uma edição do “Festival Anadia Jovem” que, à semelhança dos anos anteriores, terá lugar no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia.

Dois dias que irão atrair a Anadia, certamente, muitas centenas de jovens. Na 6ª feira, a animação estará por conta da Escola de Dança Club Ancas, do Grupo DWH – Dance With Heart, dos The Founders, Lookalike e os Dj’s André Cardoso e Christian M.

PUB

No sábado sobem ao palco do Festival, a Adabem Art’z Dance, que abre a noite, seguindo-se as atuações de Gonçalo Gomes, do rapper Dillaz e dos Dj’s Fernando Alvim, Pedro Moniz & Rafael Barandas.

O recinto contará ainda com uma área dedicada às artes, com exposição de trabalhos de pintura e apresentação de trabalhos de multimédia da autoria de jovens artistas plásticos e designers. O público terá ainda à sua disposição espaços de diversão, nomeadamente slide e bares. As entradas no recinto são gratuitas.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou na passada quinta-feira, 08 de setembro, mais um conjunto de apoios ao movimento associativo do concelho que ultrapassam os 41 mil euros. Relembre-se que, desde o início do ano, o Executivo Municipal já aprovou mais de meio milhão de euros em apoios, financeiros e não financeiros, às associações concelhias.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explica que o apoio do Município ao associativismo tem como principal objetivo “proporcionar às associações todas as condições para que, da melhor forma e com a maior eficiência, concretizem o seu trabalho e as suas atividades em benefício da comunidade”.

PUB

Em apoios financeiros diretos, foram contempladas a Wetumtum – Associação de Desenvolvimento Artístico (até 2.000 euros), a Associação Orfeão Sol (1.500 euros), a Associação de Desportos Motorizados – Oiãcelera (1.500 euros), a Associação União do Regatinho (até 800 euros) e a Associação Cultural dos Amigos do Camarnal (750 euros).

Foram também aprovadas várias cedências de instalações desportivas escolares a associações, com isenções parciais de 80% do seu custo, a serem ainda autorizadas pela Assembleia Municipal. Neste âmbito, foram aprovados os seguintes apoios, com a devida expressão financeira, relativa aos custos de utilização: Frei Gil Voleibol Clube (5.695,54 euros); Atómicos Sport Clube (1.313,76 euros); Oliveira do Bairro Sport Clube (627,22 euros); e Associação Desportiva Recreativa Educativa de Palhaça (544 euros).

O Município atribuiu ainda ao Clube de Atletismo de Oliveira do Bairro um pacote de horas para utilização da pista de atletismo do Estádio Municipal e do campo sintético de futebol de 5, que representa, de acordo com as taxas previstas no regulamento do Parque Desportivo Municipal, uma expressão financeira de 26.295,28 euros.

O movimento associativo assume um papel de destaque no concelho de Oliveira do Bairro, mobilizando atualmente milhares de pessoas, entre dirigentes, associados, utentes, atletas ou beneficiários, com atividade em cerca de uma centena de associações.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais