Home » Archives for admin » Page 24
Author

admin

Realizou-se nos dias 27 e 28 de agosto, nos courts de piso rápido do Clube de Ténis de Ovar, o Campeonato Regional de Veteranos individual, nos escalões de +35, +45 e +55 anos masculinos, com a participação de 38 jogadores, em representação de dez clubes da Associação de Ténis de Aveiro. No escalão de + 55 anos o anadiense António Carrinho conquistou a prova de singulares e de pares masculinos, conseguindo a dobradinha neste regional de veteranos.

Na variante de singulares António Carrinho, cabeça de série nº 1 e número 15 do ranking nacional, venceu na final o lisboeta Jorge Félix, que representa o Clube de Ténis de Espinho, número 29 do mesmo ranking, em duas partidas com os parciais de 6-3 e 6-0. Nas meias finais António Carrinho venceu o aguedense Bento Queiroz número 66 do ranking, também em duas partidas por 6-1 e 6-2. Nos quartos de final António Carrinho levou a melhor sobre Américo Sá do Clube de Ténis de Paços de Brandão, vencendo com um duplo 6-4.

Na prova de pares masculinos António Carrinho, ao lado do seu colega da equipa do Grupo Desportivo e Cultural da CIRES (Estarreja), Abílio Maia, venceram a final do escalão de +55 anos, frente à dupla do Clube de Ténis de Espinho, Joaquim Costa (Porto), e Jorge Félix (Lisboa), em duas partidas com os parciais de 6-0 e 6-3.

No escalão de +45 anos, o Anadiense Carlos Neves ao lado do Aveirense João Cunha, ambos a representar o Grupo Desportivo e Cultural da CIRES (Estarreja) sagraram-se vice-campeões regionais de pares, tendo perdido na final em três partidas frente a dupla do Clube de Ténis de Azeméis, Luís Catalão e João Justino, com os parciais de 6-4, 2-6 e (10-7) no super tie break.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Foi apresentado no sábado, dia 03 de setembro, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, o livro “Visão de um Crítico: reflexões e ensaios de cinema”, de Bernardo Freire.

O autor, que reside no concelho de Oliveira do Bairro, aproveitou a ocasião para agradecer à Câmara Municipal pelo apoio na realização do evento. Por seu lado, Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, enalteceu a obra apresentada e reiterou a vontade do Município em continuar a apoiar todas as expressões artísticas e culturais com impacto no território. “Continuamos disponíveis para apoiar os nossos escritores e artistas na produção e divulgação dos seus trabalhos”, explicou a autarca.

A apresentação do livro esteve a cargo de Tiago Ferreira e Luís Ferreira, que colocaram várias questões ao autor. As perguntas versaram não apenas sobre o conteúdo do livro, mas também sobre a forma como o autor vê e analisa as peças cinematográficas, intervaladas pela visualização de algumas cenas de filmes, posteriormente analisadas por Bernardo Freire.

Lília Ana Águas participou também no debate, que se estendeu, entre outros temas, ao papel do crítico e da crítica de cinema na atualidade, num contexto com hábitos e formas de consumo completamente diferentes, face ao passado recente.

A forma como é feita a seleção dos filmes em exibição e a necessidade de se encontrar um equilíbrio entre a oferta de produtos mais comerciais, e com retorno financeiro assegurado, e outros de cariz mais independente, ou para públicos mais restritos, foi também abordada, reconhecendo-se a importância de oferecer linguagens cinematográficas diversas, com diferentes interpretações da sétima arte, que convidem à reflexão.

Sobre o livro, Tiago Ferreira considerou que nasceu “de um profundo respeito e admiração do Bernardo pelo cinema”. De acordo com o autor, esta obra, composta por 63 reflexões, 9 ensaios e “muita paixão pelas imagens em movimento”, é uma coletânea de textos de análise crítica que exploram diversas obras cinematográficas de cariz internacional, assumindo-se como “um conjunto de reflexões e ensaios que, ao longo dos últimos anos, foi criando sobre o cinema”.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Uma ação promocional, que decorreu durante a manhã de sábado, dia 2 de setembro, no Mercado Municipal e ruas da cidade, marcou o arranque de mais uma edição (3.ª) da Campanha “Compre em Águeda”, promovida pela Câmara Municipal de Águeda e que está a decorrer até ao próximo dia 30 de setembro. Esta campanha, que visa dinamizar e promover o comércio local, implica um investimento de 30 mil euros, que serão traduzidos em vales (de 100 e 200 euros) para serem descontados em compras nos estabelecimentos aderentes.

“Esta campanha, à imagem das que realizámos nos últimos dois anos, tem como objetivo central estimular o comércio local e apoiar as famílias, assumindo-se como um motivo extra para que as pessoas adquiram bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do nosso concelho, contribuindo não só para a retoma do setor como para a sustentabilidade e dinamização económica e turística do nosso território”, salientou, mais uma vez, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, a propósito desta iniciativa municipal.

A campanha destina-se aos estabelecimentos do comércio local do Concelho de Águeda, designadamente os que detêm as seguintes Classificação das Atividades Económicas (CAE): 9602; 93130; 95230; 96010; 96091; 7911; 7912; os iniciados em 55, 56 e os iniciados em 47 (com exceção do CAE 47111 – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 – Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados).

Nas compras efetuadas nos estabelecimentos aderentes durante o corrente mês de setembro, o cliente terá direito a cupões de participação consoante o valor das suas compras, que, depois de devidamente preenchidos, terão de ser colocados na tômbola que está disponibilizada no Posto de Turismo de Águeda até ao dia 3 de outubro. O sorteio realizar-se-á nesse mesmo dia e local, pelas 18 horas.

Serão atribuídos 250 vales (50 de 200 euros e 200 de 100 euros), no valor total de 30 mil euros, distribuídos em vales de compras, que só poderão ser utilizados nos estabelecimentos do comércio local do concelho de Águeda, aderentes à iniciativa e até ao dia 30 de novembro.

 

A reter:

1 a 30 de setembro – período de compras no comércio aderente, elegível para o sorteio;

3 de outubro (até às 17h30) – último dia para depositar os cupões na tômbola que se encontra no Posto de Turismo de Águeda;

3 de outubro (pelas 18h) – sorteio;

Até 30 de novembro – descontar os vales de compras “Compre em Águeda” no comércio aderente.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Integrado num pequeno estágio efetuado na Ilha da Madeira, de preparação para o Mundial de Trail que se vai realizar a 05 de novembro deste ano, em Chiang Mei – Tailândia, Inês João participou no passado domingo, dia 11, no Trail Água da Pena, 27 km com 1350 d+.A atleta do Saca Trilhos Anadia venceu a geral individual feminina. A prova, organizada pela Adrap Madeira, teve a partida e chegada na zona da Água da Pena, passando pelas diversas levadas, Machico e Santo da Serra.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Está já a decorrer até ao próximo dia 25 de setembro, o período de entrega de fotografias concorrentes ao PHOTOfest, iniciativa que visa consciencializar e sensibilizar a população para a defesa e valorização do património natural, através da promoção da defesa do ambiente e a sustentabilidade.

Com a organização a cargo da Associação fotografARTE, a primeira edição do festival que irá decorrer de 14 a 16 de outubro conta com o apoio do Município de Cantanhede e pretende valorizar a fotografia como forma expressão, aliada com outras artes com quem se relaciona, aproveitando para distinguir práticas fotográficas, gerando oportunidades de experimentar e explorar formas alternativas à fotografia.

A PHOTOfest Cantanhede prevê a realização de um concurso de fotografia sob tema Terra Sustentável?! em que cada participante poderá submeter no máximo três (3) fotografias dos seguintes temas, até o máximo de nove (9) fotografias por autor: Fotografia de natureza (sem elemento humano); Interação humana na natureza; Boas práticas ambientais e sustentabilidade.

Nos termos do regulamento recentemente anunciado pela entidade organizadora, o vencedor do concurso será contemplado com uma verba pecuniária de 500 euros, prevendo ainda a atribuição de 250 euros ao segundo classificado e 150 euros à imagem classificada na terceira posição. Com inscrição gratuita, o concurso é aberto a todas as pessoas maiores de 16 anos, profissionais ou amadores, independentemente da sua nacionalidade desde que residentes em Portugal.

As imagens devem ser enviadas em suporte digital, por Wetransfer até às 23h59 do dia 25 de setembro, para o e-mail concurso@photofestcantanhede.pt,  utilizando o formato de imagem JPG/JPEG na dimensão e qualidade máxima, sem assinatura de autor, marcas de água ou molduras. Os participantes comprometem-se a ceder à entidade organizadora o direito de expor, publicar ou reproduzir parte ou a totalidade dos trabalhos, no âmbito do PHOTOfest Cantanhede e salvaguardando sempre a indicação do autor, conforme o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.

Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a Direitos de Autor e Direitos Conexos.

O júri será constituído por quatro elementos, designadamente o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso ou uma pessoa por si indicada, António Luís Campos, fotógrafo na Revista National Geographic Portugal, Manuel Malva fotógrafo de natureza, co-fundador e presidente da Milvoz – Associação de Proteção e Conservação da Natureza e Pedro Castro, representante da Inova – Empresa Municipal, que apoia o concurso.

O regulamento pode se consultado em https://photofestcantanhede.pt/concurso.html.

No âmbito do PHOTOfest Cantanhede serão selecionadas até 40 fotos que estarão em exposição no Parque de São Mateus, em Cantanhede, a partir de 14 de outubro.

A Associação fotografARTE pretende assim fomentar a participação de todos os interessados, dinamizando visitas ao Mercado de Artes – onde podem ser vendidas fotografias, fotolivros, fotozines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, etc. -, quatro exposições, três workshops, muita conversa e convívio com fotógrafos de referência.

A sessão de abertura está agendada para dia 14 de outubro, com a realização de um foto-concerto, no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, com fotografias acompanhadas de música com Vítor Saudade, Messias Simões e Inês Vale.

O festival integra também uma exposição intulada “Best Expofacic”, com fotografias que foram realizadas pelo público durante o certame que decorreu entre 28 de julho e 7 de agosto.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Uma vítima mortal e dois feridos considerados graves foi o balanço de um despiste na A1, na freguesia de São Lourenço do Bairro, no concelho de Anadia. O acidente, envolvendo um ligeiro de passageiros, deu-se ao KM 216 no sentido Norte – Sul (antes do nó da Mealhada) pelas 17h15 do passado domingo.

Um homem de 71 anos morreu, tendo o óbito sido declarado no local. Duas mulheres, de 35 e 69 anos, ficaram feridas. As vítimas são pais e filha. 17 operacionais com apoio de sete viaturas dos bombeiros de Aveiro (Velhos), Oliveira do Bairro e Albergaria-A-Velha estiveram empenhados no socorro, assim como meios do INEM e GNR.

As vítimas graves foram transportadas para as urgências hospitalares de Coimbra. Os bombeiros tiveram de recorrer a material de desencarceramento para retirar o septuagenário da viatura que despistou-se para o talude.

 

 

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O lixo eletrónico é um dos resíduos tóxicos com crescimento mais acentuado nos últimos anos. Agora, investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram e testaram um conjunto de novas técnicas que permitem reverter esta realidade e aplicar a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) na área da eletrónica. Os resultados foram publicados na revista Advanced Materials.

A investigação, financiada no âmbito dos projetos WoW do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), Dermotronics e SMART Display, representa um novo passo no combate à poluição tecnológica. Atualmente, a produção de lixo eletrónico atingiu um nível alarmante de 7 kg/pessoa/ano. Apenas 20% do lixo eletrónico é enviado para reciclagem, e só uma pequena percentagem de metais preciosos, principalmente ouro, é recuperada.

Apesar da urgência em encontrar soluções e novas formas de produção, Mahmoud Tavakoli, primeiro autor do artigo científico, explica que a efetiva aplicação dos 3R’s à eletrónica só é possível «se pudermos demonstrar novas técnicas de fabricação que, por um lado, dependem de materiais resilientes, reparáveis e recicláveis e, por outro, podem competir com as técnicas existentes em termos de resolução de padrões, implementação multicamada, integração de microchips e fabricação autónoma».

Esta investigação, que está em curso no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), introduz uma nova arquitetura para uma produção escalável, autónoma e de alta resolução de dispositivos eletrónicos 3R.

Em concreto, os cientistas introduziram uma nova arquitetura para materiais macios, como compósitos condutores e substratos que satisfazem os objetivos 3R; desenvolveram técnicas de fabricação autónomas, incluindo padrões digitais de alta resolução e soldagem de microchips numa única etapa, e ainda tecnologias de suporte para a reciclagem de materiais e componentes.

De acordo com o investigador do ISR e docente da FCTUC, outro fator diferenciador deste processo de fabrico é ser realizado à temperatura ambiente, um passo essencial para a eletrónica verde: «é tudo feito à temperatura ambiente, incluindo a deposição, padronização e soldagem dos microchips. A eliminação da temperatura do processo de sinterização (como é comum em eletrónicos impressos) e do processo de soldagem reduz consideravelmente o consumo de energia».

Esta investigação apresenta uma mudança de paradigma e fornece as bases para a próxima geração de dispositivos eletrónicos recicláveis. No entanto, as técnicas desenvolvidas ainda requerem um maior desenvolvimento tecnológico «para atingir a mesma maturidade que a atual tecnologia de circuitos impressos, isto é, carecem da maturidade necessária, incluindo a resolução de padronização desejada e o nível de automação adequado, para aplicações industriais», finaliza Mahmoud Tavakoli.

Intitulado “3R Electronics: Scalable Fabrication of Resilient, Repairable, and Recyclable Soft-Matter Electronics”, o artigo científico está disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/adma.202203266.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

“A Floresta é de todos”. Foi com este propósito que, este ano, decorreu o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, resultante de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Águeda ao Instituto Português da Juventude (IPDJ).

Ao longo de três semanas (de 8 a 29 de agosto), durante um período considerado crítico para a ocorrência de incêndios e que representa época de férias para muitos, quatro jovens voluntários levaram a cabo várias ações de sensibilização, prevenção e preservação da floresta, desempenhando um papel ativo e cooperante nas diversas ações desenvolvidas.

Neste período, estes jovens reforçaram a vigilância da floresta, efetuaram a documentação com fotografia e recolheram o lixo que encontraram deixado de forma pouco cívica e responsável durante os percursos na floresta e outros locais. Os jovens sensibilizaram ainda a população mais idosa com a distribuição de folhetos informativos em caso de incêndios rurais, bem como detetaram uma coluna de fumo, resultante de uma queima não autorizada em Recardães.

“Este programa é uma excelente oportunidade para estes jovens se relacionarem de uma forma mais completa e direta com o meio em que vivem, demonstrando um grande contributo para a preservação da floresta e ganhando uma maior consciência para as diferentes temáticas ambientais e para o papel dos cidadãos na construção, pela sua participação cívica ativa, de uma sociedade mais justa”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.

Para estes jovens, “esta foi uma experiência diferente”, onde partiram à descoberta de locais que desconheciam. “Foram dias de aprendizagem, em que colocamos à prova o nosso sentido de orientação, de comunicação e interação com a população. Foi também uma oportunidade de fazer a diferença, de conhecer e explorar a natureza”.

As ações incidiram em quatro percursos definidos pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF), em Águeda, Lamas do Vouga, Fujacos/Recardães e Vale-Grande, em Aguada de Cima.

Refira-se que o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa que consiste na promoção de práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Sangalhos Desporto Clube apresentou-se na passada sexta-feira, dia 09, na Estalagem de Sangalhos e mostrou-se preparado para o regresso à Liga. Sem marcar presença no principal campeonato nacional de basquetebol desde 1995-95 não esperavam este desfecho na época passada, cujo objetivo era o da manutenção no Campeonato da Proliga.

“Temos muitos atletas formados neste clube que irão fazer parte da equipa principal e isso só me faz ter orgulho em todos os jogadores e treinadores, que também são da casa”, foram palavras de Jorge Anjos, presidente da direção do clube.

PUB

26 anos depois o Sangalhos está de regresso ao patamar mais alto do basquetebol português e começa a época já no próximo dia 24 de setembro, na casa SC Lusitânia Expert, pelas 17h, em Angra do Heroísmo.

“É um orgulho ver o Sangalhos de volta a este escalão. É importante que consigamos viver este orgulho na plenitude e que não tentemos dar um passo maior que a perna. O Sangalhos conquistou este lugar por mérito próprio. Há uma discrepância muito grande nos orçamentos dos clubes que estão nesta liga. Mas a garra que o Sangalhos tem, mais ninguém tem. E esta é uma garra que vale milhões num orçamento”, afirmou Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia.

O autarca referiu o facto de haver uma mistura de gerações na equipa técnica, recordou os tempos como jogador de basquetebol neste clube e deixou para futuro o desejo de voltar a dar os parabéns ao clube, dentro de um ano, independentemente do lugar ou campeonato em que estiver.

Orlando Simões, membro da direção, recordou que o Sangalhos conseguiu subir à Liga por mérito próprio, apesar de nunca ter tido este objetivo.

“Desfrutem. Estão num patamar que, provavelmente, nunca pensaram estar com esta camisola vestida. O mérito é vosso (referindo-se aos jogadores). Somos uma equipa com um orçamento muito baixo, mas não tenho dúvidas que vão dar o melhor pelo Sangalhos”, terminou Jorge Anjos, o presidente do clube.

PLANTEL 2022/23

Diogo Silva / Sangalhos / Base / 1,78m

Bernardo Almeida / Sangalhos / Base / 1,80m

Aniel Brito / Marinhense / Extremo-Poste / 2,01m

Miguel Calado / Sangalhos / Extremo-poste / 1,90m

Tiago Barreto / Sangalhos / Extremo / 1,88m

Francisco Santiago / Sangalhos / Extremo / 1,91m

Marco Correia / Sangalhos / Extremo / 1,80m

João Martinho / Sangalhos / Extremo / 1,88m

Jack Hemphill / Universidade de Boston (Estados Unidos) / Extremo-poste / 2,06m

Avery Diggs / Universidade de Chattanooga Mocs (Estados Unidos) / Poste / 2,08m

Justin Stovall / Universidade de Wisconsin Platteville (Estados Unidos) / Extremo-poste / 2,01m

Nikita Kasongo / Saint Mary’s Huskies (Canadá) / Base-extremo / 1,93m

Abrian Edwards / Kamza Basket Tirana (Albânia) / Base-extremo / 1,96m

 

Treinador: Emanuel Silva

Treinador adjunto: Rodrigo Matos

Treinador adjunto: João Santos

Fisioterapeuta: André Torres

Presidente: Jorge Anjos

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Estão agendadas para dias 24 e 25 de novembro de 2022 as VIII Jornadas da Bairrada e o VI Encontro de Recém-Especialistas. Questões legais em Medicina Geral e Familiar (MGF) e hepatites de origem desconhecida em idade pediátrica são dois dos temas que serão abordados.

O evento é organizado por um grupo de internos de MGF da zona da Bairrada e decorrerá no Biocant Park, em Cantanhede. Contudo, é também possível a inscrição para acompanhar o evento online.

A Comissão Organizadora convida os participantes “a submeter os seus trabalhos científicos para apresentação num ambiente informal e acolhedor”.

Podem ser consultadas mais informações no website das jornadas.
Contacto: mgf.bairrada@gmail.com

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais