APPACDM Anadia representou a Missão Portuguesa nos Jogos Europeus na Polónia

A Equipa da APPACDM de Anadia, constituída pelo treinador Carlos Silva e o ciclista Carlos Carvalho, estiveram a representar a Missão Portuguesa nos 2ºs Jogos Europeus de Verão VIRTUS – Cracóvia 2022, Polónia.

A “Missão Portuguesa” a cargo da ANDDI-Portugal, foi realizada sob a égide da FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em parceria e/ou com o apoio de outras Federações de modalidade (Federação de Andebol de Portugal (FAP), Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC-UVP). A mesma foi composta por 54 elementos, dos quais 38 atletas, que competiram em cinco modalidades: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ténis de Mesa e Ciclismo.

O primeiro dia foi dedicado à Cerimónia de Abertura, com o desfile de todos os países e seus respetivos desportistas, sendo sempre um orgulho ver a bandeira Portuguesa na frente, através da sua porta-bandeira. O segundo dia foi dedicado a treinos de ciclismo, já realizados no circuito oficial dos 2ºs Jogos Europeus de Verão VIRTUS.

No dia seguinte iniciou-se o 7.º Campeonato da Europa Ciclismo VIRTUS, com o ciclista Carlos Carvalho a apresentar-se com alguns sintomas de febre. No entanto, nada o demoveu de lutar pela prova de contrarrelógio individual, terminando em 5.º lugar. No dia seguinte foi dia de prova de Estrada, com novamente um excelente 5º lugar no Europeu. Isto após ter furado logo na primeira volta, perdendo cerca de 1 minuto em relação ao pelotão, tendo depois prosseguido sozinho, sempre a tentar a recuperação.

No último dia de competição, mais um contratempo, uma vez que era dia da prova de contrarrelógio de equipas e o parceiro Belga, que ia fazer dupla com o Carlos Carvalho, acabou por desistir. Desta forma, acabou por não participar nesta prova, por não ter equipa.

Nas palavras do seu treinador, Carlos Silva, acabou por dar os parabéns à excelente organização Portuguesa, e em especial ao seu ciclista que apesar de alguns contratempos acabou por conseguir resultados fantásticos. Salientou também que a Missão Portuguesa conseguiu alcançar 33 medalhas na 2ª edição dos Jogos Europeus de Verão VIRTUS. Das 33 medalhas alcançadas, 11 foram de ouro, 11 de prata e outras 11 de bronze, nas 5 modalidades em que participou – Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo e Ténis de Mesa. Referiu também o grande trabalho das modalidades coletivas, com os títulos de Campeões da Europa das Seleções Nacionais de Andebol e de Basquetebol.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais