







O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia recebeu, no passado dia 30 de setembro, uma cerimónia de promoções e condecorações. Estiveram presentes diversas entidades, bem como toda a corporação anadiense e respetiva família.
Isabel Silva, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, orgulhou-se de todos os bombeiros que vestem a farda, mas também daqueles que estão na retaguarda a ajudar e apoiar.
“Existimos para servir e trabalhamos diariamente para conseguirmos dotar-nos de mais meios. A atribuição de medalhas de reconhecimento é feita àqueles que dão a vida pelos outros. Agradeço e parabenizo todos aqueles que nunca viram a cara à luta”, disse.




Pela Federação do distrito de Aveiro, Miguel Soares, também concordou com a importância que teria uma carreira profissional de bombeiro. “É um esforço do dia-a-dia. Os bombeiros são diferentes pela forma como se entregam ao próximo”, disse.
Vitor Machado, da Liga dos Bombeiros Portugueses, corroborou de que não era fácil a captação de novos bombeiros, concordando que a vontade de os profissionalizar já é uma vontade antiga.
Do CODIS Aveiro, José Carlos Pinto, louvou os novos bombeiros e parabenizou todos os condecorados.
Teresa Cardoso, presidente da autarquia anadiense, referiu o facto de todos tentarem fazer o seu melhor, cujo objetivo é trazer o melhor às pessoas.
“É necessário haver vontade política para que se reconheça que todo o dinheiro investido nas corporações é bem investido e que a missão dos bombeiros não se esgota naquilo que é o combate aos incêndios. Que não vos falte coragem e determinação para continuarem o vosso trabalho”, concluiu a autarca.
No final da cerimónia foi benzida a nova viatura ao serviço dos bombeiros: o VTTU-02. É um veículo técnico urbano, com capacidade para 12 mil litros de água e que servirá de apoio técnico a incêndios e de abastecimento à população. Foi benzido pelo pároco da cidade, António Torrão.
Foram promovidos de Estagiários a Bombeiros de 3.ª: Francisco Cunha, Mara Matos, Fábio Castro, Bruna Marques, Marco Castro, Diogo Lima, Fernando Oliveira e Simão Sousa
Receberam medalhas de assiduidade por 5 anos de prestação à causa: Abel Cunha, Ivo Dias, Ana Silva, Ana Correia e Gonçalo Ferreira
Receberam medalhas de assiduidade por 15 anos de prestação à causa: Fernando Melo, Dmytro Romanovskyy e Sandra Ribeiro
Receberam medalhas de assiduidade por 20 anos de prestação à causa: Maria José Rodrigues e Paulo Ribeiro
Receberam medalha de prata de serviços distintos pela recolha de bens para o povo ucraniano e respetiva entrega na Polónia: Cmdt Bruno Almeida, José Barbosa, Alberto Liberato e Marco Mateus.
Receberam medalha de ouro de serviços distintos por terem trazido uma cidadã ucraniana para o hospital de Coimbra e, pelo caminho terem entregue alimentos e mantimentos para a população vítima da atual guerra: Cmdt Bruno Almeida e Dmytro Romanovskyy
Receberam distinção pela dinâmica e proatividade para com o povo ucraniano, uma medalha de serviços distintos: Estandarte dos Bombeiros de Anadia
Na sequência de deliberação camarária datada de 20 de abril de 2022, o Município de Cantanhede entregou na quinta-feira, 29 de setembro, a segunda tranche de apoios às associações desportivas do concelho, num valor global de 41.213,87 €. A cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com as presenças do vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e do vereador do Desporto, Adérito Machado.
Depois de ter elogiado o papel dos agentes desportivos e enaltecido o “extraordinário trabalho que desenvolvem na mobilização das comunidades para o exercício de atividade física regular e o papel insubstituível na formação desportiva dos jovens e na dinamização do desporto de rendimento”, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso reforçou “a importância e centralidade do desporto enquanto polo de formação para os valores e para a cidadania”.




Por outro lado, o vereador do Desporto, Adérito Machado, aproveitou para alertar os dirigentes desportivos para a necessidade de uma “gestão responsável” das instituições, “com obrigações legais muito semelhantes às empresas e entidades públicas”.
“Os tempos que se avizinham serão dramáticos para a autossustentabilidade das associações desportivas e só sobreviverá quem estiver bem preparado para reduzir o desperdício e revelar capacidade para captar recursos e aplica-los com eficiência”, salientou.
A primeira tranche, de 78.786,13 €, já havia sido entregue em maio passado, no âmbito do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas (RAAD) e, na ocasião, o Município de Cantanhede, através de Divisão de Desporto, lançou um conjunto de desafios às associações desportivas, nomeadamente aumentar o número de praticantes federados e não federados; criar secções de desporto adaptado; aumentar o número de praticantes em competições nacionais e em competições internacionais; atingir os 60% do universo das secções federadas das associações desportivas de Cantanhede; reforçar a formação profissional dos treinadores; e ter 55% das instituições com mais de 100 praticantes.
Outra preocupação da autarquia passa pela capacitação das associações, daí ter estabelecido uma parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para o desenvolvimento do Clube Top, cujos objetivos foram apresentados na sessão desta quinta-feira por Gabriel Gomes.
Trata-se de um programa que tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.
Entre os objetivos específicos desta parceria está a melhoria da gestão dos clubes desportivos, capacitando-os para os desafios da autossustentabilidade e conferindo-lhes maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma eficaz, eficiente e efetiva.
O Clube Top visa ainda a melhoria do programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm; mais adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores; maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e maior reconhecimento social na comunidade local.
A Câmara Municipal da Mealhada tem aberto, até 30 de outubro, o período de candidaturas ao apoio financeiro para associações culturais, recreativas e juvenis do município, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cultural, Recreativo e Juvenil do Município de Mealhada (PAACRJ).
As associações culturais, recreativas e juvenis do concelho da Mealhada podem apresentar a sua candidatura até às 16 horas do dia 30 de outubro de 2022.




Em qualquer das modalidades, a ficha de candidatura deve ser acompanhada da cópia do Relatório de Atividades do ano anterior aprovado em reunião da Assembleia-geral, bem como da Ata da reunião da referida aprovação. Deve também ser remetida fotocópia do Cartão de Pessoa Coletiva válido e fotocópia dos Estatutos, conforme consta das Normas do PAACRJ acessíveis no sítio do Município na internet.
O PAACRJ tem como objetivo apoiar as associações concelhias e assenta no reconhecimento, por parte do Município, do papel do associativismo em termos de dinamização cultural, mas também em termos sociais, na medida em que contribui, de forma significativa, para o cimentar de laços entre as pessoas, fortalecendo a comunidade.
O Anadia FC recebe, esta noite, o FC Porto, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que vai ficar marcado pela segunda vez que as duas equipas se cruzam oficialmente. Foi precisamente há 50 anos que os portistas afastaram os bairradinos nos 16 avos de final da prova rainha do futebol português, ao golearem por 8-0, na temporada 1971/1972.
O clube anadiense, inclusive, com o apoio do Município de Anadia, conseguiu que o jogo se realizasse no seu estádio, que sofreu algumas alterações estruturais para poder receber o campeão nacional, pelas 20h45, no Estádio Municipal Engenheiro Sílvio Henriques Cerveira, confronto que será transmitido em direto na RTP1.


O Anadia FC prepara homenagens a três jogadores do FC Porto que por lá passaram: Manafá, David Carmo e Rodrigo Conceição. O primeiro foi o único a fazê-lo como sénior, em 2015/16. Por essa altura, Manafá atuava a extremo e terminou a época no Beira-Mar.
Já David e Rodrigo defenderam o azul e branco do Anadia em 2013/14 e no mesmo escalão (sub-15). Ainda assim, pelos registos disponíveis, o filho de Sérgio terá jogado na equipa B e David rumou ao Beira-Mar a meio da época.
Será, certamente, um jogo especial para o treinador dos azuis e brancos. Sérgio Conceição tem a sua residência em Aguim, concelho de Anadia, há perto de 20 anos. Pelo clube dos trevos passaram também alguns dos seus filhos em contexto de formação.
O Município de Anadia, em parceria com a FNWAY Consulting, criou as “Conferências de Outono”, um ciclo que decorre entre setembro e novembro. Esta iniciativa visa refletir e analisar algumas das problemáticas nacionais.
As próximas conferências vão realizar-se nos dias 28 de outubro e 18 de novembro, no Cineteatro Anadia, entre as 09h30 e as 13h. Cada uma terá três oradores convidados e um moderador. Após as intervenções haverá um momento de debate onde poderão ser colocadas questões sobre o tema da conferência.
Produtividade é o fator-chave por detrás do crescimento económico. Países ou regiões mais produtivos acabam por, em geral, ter níveis de crescimento económico sustentavelmente mais fortes. Portugal, ao ficar para trás, coloca em causa o crescimento, a sustentabilidade demográfica e o combate à pobreza. Nesta conferência, procurar-se-á perceber que fatores conduzem a maior produtividade e, como tal, a uma maior dinamização da atividade.
A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória: https://forms.gle/eWhxFzuw6B4yPz5S6




Oradores:
Miguel Frasquilho – Economista, ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, ex-deputado da Assembleia da República, ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ex-chairman da TAP, presidente do Conselho Estratégico da FNWay Consulting, managing director for Southern Europe at CI&T
Óscar Gaspar – Economista, ex-assessor económico do Primeiro-Ministro, ex-secretário de Estado da Saúde, membro do Conselho Estratégico da FNWAY, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, vice-presidente da União Europeia da Hospitalização Privada, vice-presidente do Conselho Geral e Vogal da Direção da Confederação Empresarial de Portugal
Sandra Maximiano – Economista, professora do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, ex-pesquisadora da University of Chicago, ex-professora da Purdue University, vogal do Conselho Fiscal da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social
Moderadora: Diana Ramos – Diretora do Jornal de Negócios
A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.
Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, vão priorizar e privilegiar durante o período desta Operação, um conjunto de ações e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.




O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da ação das Forças de Segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.
O espetáculo “A Ratoeira” vai estar em cena no Cineteatro Anadia, no próximo dia 22 de outubro, pelas 21h. Com encenação de Paulo Sousa Costa, a peça conta com um elenco de luxo, liderado por Ruy de Carvalho, acompanhado por Elsa Galvão, Filipe Crawford, Henrique de Carvalho, Daniel Cerca Santos, Luís Pacheco, Sara Cecília e Sofia de Portugal.
Em cena há 70 anos, “A Ratoeira”, inspirada numa história de Agatha Christie, tem atingido vários recordes, estando registada no Guinness Book, como a peça em cena há mais tempo.




Os bilhetes já se encontram-se à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro Anadia (sextas-feiras e sábados, das 19h30 às 23h, e também no dia do espetáculo, a partir das 14h), ou nos postos BOL (como CTT, Worten e FNAC) e em www.bol.pt. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior beneficiam de um desconto de 50% na compra do bilhete.
Falar sobre o cancro nem sempre é fácil. Infelizmente, os tumores malignos continuam a ser a 2ª causa de morte em Portugal (dados Pordata 2020). Mas este artigo não tem como objetivo falar sobre os números do cancro no nosso país, mas sim nas estratégias nutricionais que podemos adotar para prevenir o aparecimento do cancro e ajudar no tratamento do mesmo.
Um dos primeiros passos a seguir quando ocorre o diagnóstico de cancro é a avaliação do risco de malnutrição: avaliar e analisar o desequilíbrio entre os nutrientes que o corpo precisa e o que obtém no dia-a-dia. A ausência de legumes e fruta, maior quantidade de alimentos ricos em gordura e açúcares e jejuns frequentes e prolongados, fazem com que o corpo receba menos nutrientes do que realmente precisa para realizar as suas tarefas diárias. Por outro lado, fatores como défice de sono, mais stress e ausência de atividade física regular, também não ajudam.




Infelizmente, nem sempre os médicos indicam que deve ir a uma consulta de nutrição, mas esta iniciativa deve partir de si. Segundo vários estudos de revisão de evidência científica: o consumo frequente de frutas e legumes demonstrou ter um efeito protetor no cancro colorretal, no cancro da mama e no pulmão; a redução do consumo de carne vermelha e de álcool e o aumento do consumo de peixe, reduziram o risco de cancro da mama e colorretal. De uma forma geral, a adesão à dieta mediterrânica é uma boa estratégia preventiva no aparecimento do cancro:
– Aumento do consumo de alimentos de origem vegetal (cereais integrais, legumes, fruta, leguminosas e frutos secos);
– Maior consumo de alimentos frescos, sazonais e pouco processados;
– Utilização do azeite como principal gordura para cozinhar e temperar alimentos (também este tem de ser consumido com moderação);
– Consumo baixo a moderado de laticínios (leite, iogurtes, queijos);
– Aumento do consumo de peixe em relação ao consumo de carnes vermelhas;
– Água como a bebida de eleição e redução no consumo de vinho e outras bebidas alcoólicas;
– Redução das técnicas culinárias que fritam ou refogam os alimentos;
– Praticar uma atividade física diária (as caminhadas são sempre uma boa opção);
– Fazer mais refeições em família ou com amigos, promovendo a convivência entre as pessoas à mesa.
No que toca à fase de tratamento do cancro, algumas pessoas passam por processos que incluem a quimioterapia e/ou a radioterapia, que podem provocam efeitos colaterais indesejados: diminuição do apetite, perda de peso, fadiga, perda de cabelo, náuseas e vómitos. Também nesta fase, a boa nutrição é fundamental para aumentar o aporte de nutrientes para as células, de forma a suportar a exigência física e mental necessária para o sucesso dos tratamentos. Para tal, nem sempre é possível indicar o consumo de alimentos sólidos, tendo que recorrer ao consumo de sopas, papas, sumos naturais ou bebidas enriquecidas em nutrientes.


PUB
Como pode ver, o papel do nutricionista é muito mais abrangente do que prescrever planos alimentares com vista ao emagrecimento. Este profissional de saúde pode ser a peça chave para a sua saúde.
Dra. Ana Sofia Guerra
Nutricionista (1321N)
Sanclinic – Sangalhos
O jogo Anadia-FC Porto, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, disputa-se este domingo às 20h45, no Estádio Eng.º Sílvio Henriques Cerveira, em Anadia. O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Miguel Nogueira para arbitrar este jogo.
O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes Rui Cidade e Nuno Pires, sendo Bruno Vieira o quarto árbitro.



