O Cantanhede Young People Summer 2023, projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Cantanhede, iniciou na terça-feira, 29 de agosto, com uma receção na Câmara Municipal.
Coube ao vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, dar as boas-vindas aos jovens que participam na iniciativa. “Sejam bem-vindos a esta que é a casa do povo, onde todos nós estamos representados”, começou por referir o autarca, que de seguida falou sucintamente do poder local autárquico, da história de Cantanhede, e de alguns dos seus mais ilustres representantes, retratados nas paredes do salão nobre.
Pedro Cardoso destacou ainda “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão”, exortando-os a ser “um decisivo e atento elo de ligação entre o Município e a comunidade”.
Neste primeiro dia, e logo após a receção na Câmara, os jovens participaram no “Percurso do Marquês”, que os levou a alguns dos locais históricos mais emblemáticos da cidade, seguido de um peddy paper.
Da parte da tarde, as atividades centram-se na Biblioteca Municipal, com um debate sobre a Cultura Política dos Jovens, com a participação de representantes de partidos com assento na Assembleia da República, e uma palestra sobre “O impacto da prática desportiva na saúde mental dos jovens”.
À noite, na Praça Marquês de Marialva, a animação musical está a cargo de Johnny the Bass, Mizzy Miles e Johnny F.