Até meados de Agosto o Município de Mortágua dinamiza três programas ocupacionais de Verão envolvendo no total mais de 400 crianças e jovens, desde os 6 aos 19 anos. Os programas são as “Férias Ativas”, “JEF – Jovens Estudantes em Férias”, e a participação na “Universidade Júnior”, proporcionando umas férias diferentes e uma experiência de valorização pessoal.
Um dos programas é as “Férias Ativas”, que iniciou no dia 30 de junho e termina a 25 de julho. O programa oferece uma experiência enriquecedora às crianças e jovens do concelho de Mortágua, com idades entre os 6 e os 14 anos, proporcionando-lhes atividades desportivas, culturais e pedagógicas que promovem o seu desenvolvimento integral, influenciando positivamente os valores, atitudes e comportamentos que os acompanharão ao longo da vida.
Além de valorizar a componente desportiva, com atividades ao ar livre e nos equipamentos desportivos municipais, o programa promove outros âmbitos, como a cidadania, o civismo, o respeito pela diversidade, a solidariedade, a sustentabilidade, o vínculo com o território, o respeito pela natureza e a preservação do Ambiente.
Uma das atividades é o “Dia do Mar” que proporciona aos jovens um dia de experimentação e batismo no surf, sendo o terceiro ano consecutivo em que se desenvolve esta atividade mais radical. Este ano a atividade decorre na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. A canoagem é outra das atividades desportivas aquáticas proporcionada aos participantes, a decorrer na Albufeira da Aguieira. Todas as atividades são permanentemente acompanhadas e monitorizadas por Técnicos do Município e outros colaboradores, assegurando um ambiente de segurança e tranquilidade. Alguns jovens, com mais idade, que estão no Programa Municipal JEF – Jovens Estudantes em Férias estão também integrados na equipa de apoio às Férias Ativas.
Ao longo das quatro semanas de duração das “Férias Ativas”, haverá atividades específicas relacionadas com a Inclusão, a Identidade do Território, a preservação do Planeta e as questões ambientais, bem como o contato com a Cultura e as Artes.


O conhecimento do território, da sua cultura e tradições, é outros dos temas estruturais do programa. Nesse âmbito estão previstas visitas pedagógicas a um Lagar de Varas (usado antigamente para produzir azeite), na aldeia de Vale de Mouro, e a um forno comunitário, na aldeia da Marmeleira, onde terão oportunidade de pôr as “mãos na massa” e perceber todo o processo manual que envolve o fabrico do pão.
O Ambiente e a Sustentabilidade também são vertentes do programa, incluindo uma atividade de sensibilização dos jovens para os 3 R`s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), com a colaboração da Associação de Municípios do Planalto Beirão.
Através de diversas atividades, o programa fomenta competências essenciais, como a autoestima, a criatividade, a disciplina, a convivência saudável, o respeito pelo próximo, a organização pessoal, bem como o contato direto e o apreço pela natureza. Estes são aspetos fundamentais que, além de promoverem o bem-estar das crianças e jovens, também ajudam a fortalecer a sua responsabilidade, integridade social e ética.
Para os pais, o programa FÉRIAS ATIVAS representa uma alternativa segura e de qualidade para a ocupação dos filhos durante as férias escolares, permitindo integrá-los num projeto com alto valor pedagógico e formativo. Através de uma ocupação saudável e ativa dos tempos livres, o programa “Férias Ativas” combate a exposição excessiva às tecnologias e os hábitos de sedentarismo, incentivando as crianças e jovens a adotarem um estilo de vida mais dinâmico e equilibrado.

