O Espaço Inovação da Mealhada acolheu na quinta-feira, dia 12, o quarto fórum regional da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), uma iniciativa que está a percorrer o país em todas as regiões vitivinícolas, dando a conhecer as ações e objetivos dos 145 municípios do vinho do país.
A promoção dos territórios vinhateiros do país, nas suas mais variadas vertentes, desde os seus produtos ao enoturismo e à gastronomia é o grande objetivo da AMPV, que nestes encontros que está a desenvolver pelo país quer criar “músculo” para uma estratégia concertada com municípios, comissões vitivinícolas, rotas de vinho e entidades de turismo.
A Mealhada foi anfitriã do Fórum Regional para a Bairrada, numa iniciativa que acabou por congregar esforços de todas as entidades presentes, entre eles autarcas e alguns ‘players’ do setor dos vinhos e da gastronomia.
António Jorge Franco recebeu os convidados e deu conta da importância da presença da AMPV na região como “parte interessada e potenciadora do enoturismo, que é uma aposta que todos devemos fazer e reforçar para atrair turismo aos nossos territórios”.
O autarca acabou por destacar o projeto da aldeia vinhateira da Silvã (Casal Comba), que “está também enquadrada nesta estratégia da AMPV”, apontando que o concelho da Mealhada “fará tudo para assegurar mais aldeias com este estatuto”.
“Neste território, tem sido importante o trabalho feito pela Rota da Bairrada e pela Comissão Vitivinícola. É excelente aquilo que tem sido feito em prol do enoturismo”, considerou o responsável da AMPV.
A propósito, José Pedro Soares, responsável daquelas duas entidades regionais, não tem dúvidas de que o sucesso da promoção do território é algo que deve unir todos os esforços. “Temos que somar e não dividir, pois se estivermos todos juntos, criamos uma rede que trará benefícios para todos”, disse, apontando que “a Rota da Bairrada tem sido fundamental na valorização e promoção do território”.
Jorge Sampaio, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que o país não tem sabido criar uma estratégia de turismo, lembrando que “a Bairrada começou a trabalhar ao contrário e avançou nesta questão do enoturismo obrigando o país a perceber o que era isto(…). Os 112 associados da Rota da Bairrada foram trabalhando e obrigaram o Turismo do Centro de Portugal a olhar para este produto turístico com estratégico. E hoje o Centro de Portugal está rendido a esta estratégia, mas gostaríamos que o Turismo de Portugal também percebesse, para que ganhássemos escala nesta matéria”, disse.
Adérito Machado, vereador da Câmara de Cantanhede, corroborou da preocupação dos presentes, argumentando que “só conseguimos avançar nos nossos objetivos se, efetivamente, estivermos todos juntos nos nossos projetos”.