Home » Archives for admin » Page 19
Author

admin

9 de Setembro de 1902 – Nesta data o Anadiense: MANUEL RIBEIRO, notabilizou-se numa batalha no Bailundo – Angola, integrando as forças Portuguesas do Capitão Moutinho, contra as forças de Mutu Ia Kevela. Essa participação valeu-lhe a condecoração de “Cavaleiro da Ordem de Torre Espada” entregue pela Rainha D. Maria Pia, numa homenagem que lhe foi prestada pela população de Anadia a 18 de Novembro de 1906.

Manuel Ribeiro nasceu em Anadia, na Rua dos Olivais, em 15 de dezembro de 1879, filho de Manuel Ribeiro e de Ana Ferreira Bonito.

Condecorado pela Rainha D. Maria Pia, numa homenagem que lhe foi prestada pela população de Anadia a 18 de novembro de 1906, que lhe ofereceu as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Torre e Espada, de Valor, Lealdade e Mérito, em virtude dos serviços que prestou em combate, a 9 e 19 de Setembro de 1902. Servia então nas forças do Capitão Moutinho em terras do Bailundo contra as forças de Mutu ia Kevala.

A 9 de setembro lança-se num golpe suicida, debaixo de metralha inimiga, numa fenda onde mal cabia uma pessoa para salvar quatro colegas que tinham sido feridos em combate, lá fora a tropa cobre a sua incursão com fogo cerrado. A intervenção de Ribeiro conduz à neutralização da defesa dos Bailundos e permite a retirada dos corpos dos seus camaradas. As forças regulares assumem o controlo da situação, capturam 391 Bailundos e obrigam os outros a fugir, abandonando mortos e feridos.

A 19 de setembro, ele e alguns soldados, avançam inopinadamente e despejam metralha sobre o inimigo, que tomba em massa. O soba e mais 300 dos seus guerreiros perdem a vida, enquanto do lado dos portugueses se registam quatro baixas mortais. Uma vez mais, Manuel Ribeiro se salienta na remoção dos cadáveres dos companheiros, e acaba por ser gravemente ferido. Como dolorosa recordação da contenda fica-lhe uma bala alojada no braço esquerdo até ao fim da sua vida.

A 23 de setembro, o governador de Benguela, dá por concluída a operação e ordena o regresso aos quartéis de origem. Manuel Ribeiro volta a Moçâmedes doente. Observado por uma junta médica é enviado para o Reino, a 24 de abril de 1903, a fim de ser tratado capazmente. Hospitalizado em Lisboa durante cerca de oito meses, recupera, e no fim do ano, é recambiado para Angola. Só a 15 de setembro de 1905 regressa definitivamente a Portugal.

Três dias após a cerimónia em que foi medalhado, contraiu matrimónio com Maria Emília de Figueiredo. Faleceu em Anadia em 21 de março de 1936.

11 de Setembro de 2009 – Nesta data foi inaugurado o Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, em Sangalhos – Anadia.

Esta estrutura foi inaugurada a 11 de Setembro de 2009 pelo Ministro da Presidência Pedro Silva Pereira na presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto Laurentino Dias e do Presidente da Câmara Municipal de Anadia Litério Marques.

Após o descerramento da placa comemorativa da inauguração seguiu-se um sarau demonstrativo das várias modalidades que a partir daquela altura passaram a ser praticadas naquele espaço, nomeadamente Judo em que estiveram presentes os nossos Campeões Nuno Delgado e Telma Monteiro, Ginástica Rítmica, Ginástica em Aparelhos e no Solo, Esgrima e Saltos de Trampolim. No dia 12 e 13 (Sábado e Domingo) as seleções de Portugal e Espanha de elite e juniores disputaram a 1ª Taça Ibérica de Ciclismo, disputando as provas de: Velocidade, Perseguição Individual e Perseguição por Equipas.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Projeto de Execução da Reabilitação e Ampliação da Casa Verde, em Oliveira do Bairro, já se encontra em fase de elaboração. Recorde-se que o edifício albergava o Tribunal de Família e Menores que, entretanto, foi instalado temporariamente no segundo piso do edifício dos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “o objetivo é que o Tribunal de Família e Menores regresse à Casa Verde, que contará com melhores condições de utilização, quer para quem ali trabalha, quer para a população em geral”. “Acreditamos que a empreitada possa iniciar-se ainda no primeiro semestre de 2023”, acrescentou o autarca.

A elaboração do Projeto de Reabilitação e Ampliação da Casa Verde foi adjudicado pelo valor de 40 mil euros (acrescidos de IVA). Relativamente à execução da empreitada, Duarte Novo referiu que a previsão era de um valor abaixo de um milhão de euros, em investimento próprio do Município, “que poderá ter que ser revisto em alta, face à inflação que também atinge o setor da construção”.

A intervenção vai centrar-se na execução de obras de reabilitação e ampliação do edifício existente, no sentido de melhorar significativamente as condições de utilização.

A área de ampliação do edifício vai contar com um espaço de Arquivo com 100 m2, Secretaria, Sala de Testemunhas, Sala de Audiências de 60 m2, Sala de Mandatários, área de acolhimento de crianças, sala para técnicos que permita a visualização da área de acolhimento, quatro gabinetes e instalações sanitárias.

A área do edifício que será reabilitada contará com uma Sala de Espera para o público, Sala de Reuniões, Sala de Videoconferência, Sala Polivalente, Gabinete de Secretário, Secretaria, Atendimento, Copa e Arrumos.

Nas especificações técnicas definidas pelo Município para a elaboração do projeto de execução, são referidos os parâmetros a privilegiar, nomeadamente a incorporação de estratégias construtivas e técnicas, numa lógica de arquitetura sustentável, revestindo-se de uma natureza mais ecológica; a facilidade de manutenção, nomeadamente ao nível da escolha de tecnologias construtivas e materiais de acabamento que garantam, pelas suas características, a máxima eficiência e durabilidade em função das ações a que virão a ser sujeitas; e a otimização do consumo de água, recorrendo a sistemas de energias alternativas, como seja a recolha e utilização da água da chuva para rega dos espaços verdes e descargas de sanitas, e na utilização de recursos energéticos renováveis, como o aproveitamento da energia solar/geotérmica, seja para utilização na rede de água quente, seja para o conforto térmico dos espaços interiores.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Realizou-se no dia 18 setembro, em Sintra, o 1º Campeonato de trail na distância de sprint, 21 km. Prova sob a responsabilidade da ATRP – Associação trail Running de Portugal. O Saca Trilhos Anadia com quatro atletas presentes e alcançou três pódios sendo de destacar o título de campeã nacional, no escalão de F50, de Carla Santos. Prova brilhante desta atleta anadiense que muito trabalhou e trabalha para alcançar estes resultados de enorme valia.

De destacar ainda a prestação de Cristina Meireles, que no escalão F55 foi vice-campeã nacional. Por fim, e também com um resultado de enorme relevo, Fernando Morais ficou em 3º lugar no escalão M60. Ainda em ritmo de recuperação do UTMB, Eduardo Meireles ficou em 5º lugar no escalão M60.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O grande certame de referência do setor vínico em Portugal ‘Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores’ está de volta à Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, e decorre no Pavilhão 1 entre os dias 08 e 10 de outubro, num espaço com mais de 6.000m2, onde os visitantes terão a possibilidade de interagir com os produtores e, provar em primeira mão, vinhos e sabores únicos, assim como assistir a provas comentadas e show cookings, num evento para o público em geral e profissionais.

A feira “Vinhos & Sabores”, organizada pela ‘Grandes Escolhas’ conta, na edição deste ano, com cerca de 270 stands, num total de 400 produtores, e com novos espaços dedicados à gastronomia, numa parceria entre a Grandes Escolhas e as Edições do Gosto, onde três chefes irão apresentar as suas criações e servir refeições aos visitantes, reforçando assim a qualidade da oferta gastronómica do evento.

No espaço “Arrozes de Portugal”, os chefes Vítor Adão, do restaurante Plano (Lisboa), José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos (Portalegre) e Hélio Gonçalves, do restaurante Sem Porta (Sublime Comporta) irão confecionar pratos de cozinha portuguesa, tendo como ingrediente base o arroz trabalhado de múltiplas formas.

No ‘Vinhos com Gosto’, os visitantes terão acesso a um diversificado programa de demonstrações gastronómicas. No sábado, dia 08, sob o tema ‘Com gosto e com vagar’, o chef José Júlio Vintém, em conjunto com um sommelier, explora a tradição dos alentejanos em degustar vinho às refeições, sempre com vagar. ‘Será Baco guloso?’ irá ser outro dos momentos, conduzido pelo chef Miguel Oliveira (O Pudim rei e o Pudim do Marquês) e por Luís Antunes (crítico de vinhos) em que exploram o casamento entre os vinhos e a doçaria portuguesa.

O dia 09, domingo, será dedicado ao tema ‘Crime, dizem eles’ sob orientação do chef Hélio Gonçalves e de um sommelier, que irão conversar sobre o que nunca se deve fazer numa harmonização gastronómica com vinhos. ‘Vinho vinho, Queijo queijo’, com Luís Antunes (crítico de vinhos) e Pedro Cardoso (queijaria) traz à conversa o eterno romance entre vinhos e queijo, demonstrando possíveis harmonizações.

O último dia da feira, segunda-feira, é dedicado ao tema ‘Diz-me arroz dir-te-ei o vinho’, com a presença do chef Vítor Adão, do sommelier Pedro Caldas Franco (restaurante Plano) e de Filipe Ventura (arroz Bom Sucesso), que vão explorar as diversas conjugações entre vinho e arroz.

Durante três dias, os participantes poderão percorrer os vários stands de produtores nacionais e provar várias sugestões. Terão também acesso a um programa diversificado que se divide em sessões de show cooking, provas comentadas e as já conhecidas e concorridas sessões ‘Prove connosco’, que decorrem num anfiteatro à disposição de todos os expositores de vinhos e de livre acesso, para curtas apresentações dos seus produtos.

As Provas Especiais, a decorrerem na tenda no exterior do pavilhão, são os momentos mais procurados do evento. Autênticas masterclasses concebidas para consumidores que querem aprofundar os seus conhecimentos ou viver uma experiência memorável de provar vinhos raros, a maior parte deles não acessíveis no mercado, comentados pelos seus produtores. A destacar: prova “O mundo de António Maçanita”, com vinhos das várias regiões onde o produtor desenvolve os seus projetos; prova “Descubra a diferença”, por Luís Lopes – grandes vinhos que aliam a qualidade há singularidade, numa seleção do diretor da revista Grandes Escolhas; prova “Criado no Douro: os Porto da família Vasques de Carvalho”, por Jaime Costa; prova “Quatro décadas de Soalheiro”, por Luís Cerdeira; prova “Grandes tintos de 2012”, que irá avaliar como estão grandes vinhos 10 anos depois, por João Paulo Martins; e a prova “Rocim, dez anos de inovação e criatividade”, por Pedro Ribeiro e Catarina Vieira. Os lugares são limitados e os ingressos podem ser adquiridos online.

“Estamos satisfeitos por realizar mais uma edição da Vinhos & Sabores. Esta é uma feira que, mais do que o número de visitantes que tem vindo a aumentar, ano após ano, tem atraído visitantes cada vez mais interessantes e interessados pelo universo dos vinhos, tanto particulares como profissionais. Visitantes que dão valor em conhecer os enólogos e os produtores, perceber as histórias que estão atrás das marcas ou saber quais as novidades que vão lançar no mercado, o que reflete o papel importante que a ‘Grande Escolhas’ tem tido no que respeita à pedagogia do consumidor”, afirma Luís Lopes, diretor da revista Grandes Escolhas.

Para o mercado também vai haver importantes novidades. A convite da organização, um conjunto de jornalistas e compradores internacionais irá marcar presença na feira, com um programa específico que inclui masterclasses de vinhos portugueses e uma proximidade com os expositores, que poderão aqui reunir e apresentar os seus projetos à imprensa internacional e outros players a nível global, de forma individual e personalizada.

Esta atitude proativa da organização reflete a nossa grande aposta na dinamização e crescimento do setor, e uma vontade de cada vez mais dar a conhecer ao mundo os excelentes vinhos que temos no nosso país”, reforça João Geirinhas, diretor de negócio da Grandes Escolhas.

A feira “Grande Escolhas | Vinhos & Sabores” é palco para novos produtores e novas marcas darem a conhecer-se ao mercado e conquistarem clientes. “Num mercado cada vez mais vasto, as empresas têm de ir ao encontro de diferentes nichos de mercado e diferentes estilos e ocasiões de consumo, têm de se reinventar, tendo como premissa o facto do vinho ser uma bebida que está cada vez mais na moda e é consumido por diversas faixas etárias e em diferentes situações”, acrescenta João Geirinhas. “Esperamos que o público e profissionais possam aderir ao evento e vir conhecer as mais recentes novidades deste setor”, conclui.

A feira estará aberta ao público sábado e domingo das 15h00 às 21h00, sendo o dia 10 reservado a profissionais, com horário das 11h00 às 18h00. O bilhete diário para o público tem um custo de 15€ e pode ser adquirido em ticketline.sapo.pt.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Ana Carolina Santos, médica dentista, fez sociedade com Carlos e Ricardo Tribuna, e abriram um espaço acolhedor e moderno na Curia. A 25.10 é um espaço de saúde onde, também, se respira tranquilidade e paz.

Foi com ansiedade, entusiasmo e gratidão que a mentora do projeto se diz ter preparado para a abertura. Apresenta-nos as várias especialidades que tem para disponibilizar ao público e afiança que a sua equipa médica é jovem, mas experiente.

PUB

“A Curia não é longe de ninguém, e é uma zona que sempre gostei e que sempre me fez sentir em casa. Tem características rurais e urbanas que transmitem serenidade, mas também promovem saúde”, diz-nos Ana Carolina, sendo que é natural de Vilarinho do Bairro.

Têm como foco a fidelização do cliente e acreditam que este, depois de vir a primeira vez, vai regressar sempre. A médica dentista ainda nos confidenciou que, dentro da medicina dentária, apesar de gostar de tudo, o que lhe dá mais gozo é a cirurgia. “Estou muito feliz por esta festa bonita”, disse, aquando da inauguração.

“É um orgulho estar aqui hoje. É mais uma resposta de saúde na Curia e a prova de que Anadia é um concelho onde vale a pena investir. Quero felicitar e dar os parabéns e felicitar pelo arrojo”, foram palavras de Teresa Cardoso, presidente da autarquia anadiense, aquando da festa de abertura.

Medicina Dentária, Medicina Geral e Familiar, Fisioterapia e Osteopatia, Medicina Chinesa e Acupuntura, Massagem Terapêutica, Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição e Análises Clínicas são algumas das especialidades que pode encontrar neste espaço.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A PURINA celebra o Dia do Animal, que se comemora a 04 de outubro, com o lançamento da campanha “Cuida do Presente, Protege o Futuro” focada na importância da sustentabilidade e num futuro melhor para o planeta.

Contribuir para um mundo onde os animais e as pessoas possam viver juntos e felizes é uma ambição da marca, que se preocupa em exercer a sua atividade dentro dos limites do planeta para que as gerações futuras de tutores e animais de companhia possam continuar a desfrutar do planeta Terra.

PUB

A campanha “Cuida do Presente, Protege o Futuro” está presente nos canais digitais, redes sociais e em pontos de venda de todo o país, entre os dias 29 de agosto e 31 de outubro. Até ao dia 31 de outubro, os consumidores podem ainda participar no passatempo da marca: www.purina.pt/diadoanimal2022 e habilitar-se a ganhar trotinetes elétricas.

Para João Castanheira, Business Executive Officer da PURINA Portugal, “esta campanha vem reforçar que a nutrição está no centro da nossa atividade, mas não é tudo o que fazemos. Na PURINA cuidamos do que importa para que possamos viver uma vida feliz e saudável junto dos nossos animais de companhia. Estamos comprometidos em tornar esta ligação duradoura e com qualidade, contribuindo não só para uma alimentação de excelência, mas para um planeta sustentável hoje e no futuro. É nesta base que trabalhamos a 100% para cumprir todas as metas para as quais nos propusemos e que tornam o amanhã num dia melhor e mais responsável a diferentes níveis.”.

Os compromissos para cuidar do planeta fazem parte dos 10 compromissos de Criação de Valor Partilhado sobre a responsabilidade da PURINA para com a sociedade, anunciados em 2016.

A marca está a trabalhar em diferentes iniciativas para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa dentro da sua cadeia de valor com foco em quatro áreas-chave para ação acelerada: transformar o seu portefólio de produtos, evoluir as suas embalagens, impulsionar a produção e logística eficientes e avançar para práticas de agricultura regenerativa, que podem ajudar a reduzir as emissões de carbono.

Na PURINA, 100% das fábricas europeias estão já a comprar eletricidade 100% renovável. Até 2025, 100% das embalagens serão reutilizáveis ou recicláveis e haverá uma redução da utilização de plásticos virgens em 30%, durante o mesmo período, alinhado com o compromisso global da Nestlé.

A transformação do portefólio de produtos passa por reinventar e revisitar as suas receitas para continuar a fornecer a melhor nutrição, ao mesmo tempo que é feito um melhor uso e escolha de recursos. Como exemplo, 99% da soja utilizada atualmente é de origem responsável e rastreável. Também estão a explorar novas fontes de proteínas como, por exemplo, favas ou insetos para reequilibrar a proporção entre proteínas animais e vegetais e, ao mesmo tempo, continuar a fornecer produtos nutritivos, e ainda a ajudar os produtores de cereais a fazer a transição para a Agricultura Regenerativa.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

“Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente” é uma exposição está patente no Centro de Artes de Águeda, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, que foi inaugurada no passado dia 16 de setembro e está patente ao público até dia 25 de setembro.

“Convidamos a população a visitar esta exposição única que proporciona uma autêntica viagem no tempo, exibindo bicicletas que contam histórias de vida, de pessoas e profissões; é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do setor das duas rodas, referência no nosso concelho e região”, disse Edson Santos, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

De facto, a bicicleta é um ícone e elemento identificativo da cidade de Águeda, fazendo parte da história do nosso território, que vai ser “contada” numa exposição a não perder, onde constam bicicletas que foram usadas nas artes e ofícios de antigamente, como as bicicletas de amolador, de carteiro, de leiteira ou de sapateiro, entre muitas outras.

Esta viagem interpretativa pela história das bicicletas conta com acervo expositivo da Associação Relíquias da Bairrada e arquivo familiar de André Caetano, entre as quais se contam uma bicicleta de competição e duas MACAL com mais de cem anos de história.

Refira-se que esta exposição integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade, que pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1611, e que conta com várias iniciativas, como workshops, a iniciativa “Bicicleta: a tua energia” (em que a população pode pedalar em bicicletas geradoras de energia) e o Águeda Gravel Race (25 de setembro).

De salientar que, no dia 25 de setembro, a Avenida Eugénio Ribeiro, a Rua Dr. Adolfo Portela e a Rua Bombeiros Voluntários estarão encerradas ao trânsito durante todo o dia, até às 18 horas, para receber diversas atividades lúdicas e desportivas, como cycling, insufláveis, gincanas de bicicletas, entre outras.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

António Morgado sagrou-se na passada sexta-feira vice-campeão mundial júnior de fundo nos Mundiais de ciclismo de estrada, a decorrerem em Wollongong, na Austrália, sendo batido ao sprint pelo alemão Emil Herzog. Morgado, de 18 anos, conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal na categoria de juniores.

Depois de vários ataques ao longo dos 135,6 quilómetros da prova, que foram eliminando a concorrência, o jovem português isolou-se a 18 quilómetros da meta, entrando isolado na última volta ao circuito de Wollongong.

O ciclista natural das Caldas da Rainha chegou a dispor de mais de 20 segundos sobre os perseguidores, mas acabou por ser apanhado por Emil Herzog a três quilómetros da meta, com o alemão a levar a melhor no sprint a dois e a conquistar a camisola arco-íris, após 3h11m07s de prova.

PUB

“O António Morgado fez mais uma grande corrida. Em todos os anos que já levo como seleccionador – e passaram pelas minhas mãos todos os melhores corredores portugueses dos últimos anos -, nunca vi, em júnior, um ciclista capaz de fazer o que o António faz. Aquilo que hoje todos puderam ver pela televisão, ele faz sempre. São demonstrações de força impressionantes”, resumiu o seleccionador nacional, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Gonçalo Tavares, que fez praticamente toda a corrida no grupo dos favoritos, foi 18.º classificado, a 2m48s do duo da frente, enquanto Daniel Lima foi 38.º, Tiago Nunes 58.º e José Bicho não terminou a prova.

A prata conquistada nesta sexta-feira coroa uma época de sonho para Morgado, que, no início de setembro, tinha vencido o Giro della Lunigiana, em Itália.

Campeão nacional júnior de fundo e contra-relógio, o promissor ciclista português venceu ainda a Volta a Portugal de juniores, a Volta ao Douro em Espanha, foi segundo no Troféu Centre Morbihan, na Corrida da Paz e na Gipuzkoa Klasikoa, tendo sido quarto na Volta ao Pays de Vaud.

António Morgado vai mudar-se da equipa da Bairrada para os norte-americanos da Hagens Berman Axeon na próxima temporada.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Os jovens dos 18 aos 35 anos, residentes no concelho de Anadia, podem participar na 2.ª edição do Concurso Municipal Jovens Empreendedores. Aceitam-se candidaturas de ideias e projetos até ao dia 31 de outubro.

Os projetos podem ser na área da economia ambiental, tecnologia informática e digital e inovação social.

As normas de participação do concurso estão disponíveis em cm-anadia.pt.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Acompanhámos durante esta semana as vindimas da casta baga, na Quinta das Bágeiras, e foi na companhia de Mário Sérgio Nuno, produtor, que percebemos o andamento das vindimas de 2022 e o que podemos esperar destas uvas que ainda estão na terra.

“Não consigo dizer se a chuva de setembro foi boa ou não. Só no fim, depois do produto terminado, é que conseguimos ter uma conclusão. Algumas vinhas novas estavam a sofrer com a seca mas a região Bairrada é a que menos sofre com a falta de água”, explica-nos Mário Sérgio.

A ciência do clima perfeito para néctares de deuses, é tudo menos ciência. Se devia ter chovido em agosto ou setembro, se os dias deviam ter sido mais ou menos quentes. Ou até, se ainda vai chover, ou não, até ao final da vindima. À partida assume-se que chover na vindima não é agradável, mas é nos lagares que se faz a magia acontecer.

“Não consigo saber se o que choveu para trás teve muita influência negativa. Mas sei que agora não pode, ou não deve, chover mais. Pode seriamente colocar em causa todo o trabalho já feito. A região ainda tem vinhas para vindimar. Neste momento estamos a vindimar para rosé, Mas vamos arriscar mais uma a duas semanas e deixar as uvas nas videiras mais um pouco. Se correr mal e chover, todo o investimento e trabalho feito vai, literalmente, por água abaixo”, explica-nos.

Se o tempo ajudar e conseguir ter as uvas mais tempo a amadurecer, a expectativa é que saia daqui um grande vinho tinto. Se o clima não colaborar, teremos que tomar outra decisão. A casta baga também transmite aos produtores outra tranquilidade, pela versatilidade que tem. Ora sai um vinho tinto, ora um espumante rosé.

“No panorama geral e nacional, pelas condições climatéricas que o país teve, acho que este ano a Bairrada é a região que mais condições teve para fazer bons vinhos”, diz-nos.

A falta de mão de obra não se fez sentir nas Bágeiras porque, segundo Mário Sérgio, muitas das pessoas que andam na vinha agora já o fazem há muitos anos e ainda conseguiu captar alguns jovens. O produtor acha que há muitos contratempos do Estado para estes trabalhos sazonais e pontuais e que a burocracia dificulta a captar novas pessoas.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais