Home » Archives for admin » Page 21
Author

admin

A programação para o último quadrimestre de 2022, no Cineteatro Messias, inclui artistas de renome nacional, desde a música de Jorge Palma ou dos UHF ao teatro, com o consagrado ator Ricardo Carriço ou as grandes atrizes do teatro de revista, Florbela Queirós e Natalina José. No stand-up comedy, o destaque vai para os humoristas Gilmário Vemba e Diogo Batáguas.

No dia 25 de setembro, haverá um espetáculo para a família. “O Maior Show Infantil” é uma grande produção que juntará as maiores personagens infantis da televisão num ambiente muito diferente do habitual, com cenários surpreendentes e muitos efeitos especiais.

Outubro chega com grandes nomes da música e do teatro

A música será presença assídua no mês de outubro, não fossei logo o dia 1 o Dia Mundial da Música, que será celebrado com fado de João Farinha. No seu trabalho “Ao Vivo”, o músico conimbricense recriará e renovará alguns dos grandes clássicos do fado de Coimbra. Uma nova celebração também terá lugar no dia 16. Andy Scotch, artista mealhadense pioneiro do rap bairradino, festejará os 20 anos de carreira com um concerto no Cineteatro Messias, que contará com um leque de convidados especiais e momentos de dança e de teatro. Em termos musicais, o mês fecha com chave de ouro, a 29, com o grande compositor e intérprete Jorge Palma, autor de canções como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”, que se tornaram hinos intemporais. Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião) são os dois músicos que o irão acompanhar em formato acústico.

No dia 7, chega à Mealhada “Monólogos do Pénis”, a grande comédia do ano com duas figuras conceituadas do mundo da representação. Ricardo Carriço e Ricardo Castro vão revelar o que pensam os homens quando as mulheres não estão presentes. Será igualmente no palco do Cineteatro Messias, no dia 15, que Florbela Queiroz e Natalina José, duas das maiores vedetas do teatro de revista, levarão à cena o “Olha que Duas”. Mas em outubro ainda haverá mais um grande momento de boa disposição. Dia 22 será a vez de Diogo Batáguas. O autor do “Relatório DB”, podcast líder das tendências no Youtube onde o humorista desconstrói, de forma hilariante, os acontecimentos que mais marcaram a sociedade, trará ao Cineteatro Messias o seu novo espetáculo de stand-up comedy, designado “Processo”.

 

Musicais infantis, stand-up de Gilmário Vemba e concertos de Teresa Salgueiro e UHF

No início de novembro, no dia 5, a programação do Cineteatro Messias voltará a ter mais um musical infantil. Repleto de personagens divertidas e aventureiras, “Madagáscar”, considerado um dos espetáculos infantis de maior sucesso de sempre, promete muita alegria e diversão.

No mesmo mês, terão lugar duas peças de teatro. A primeira é “A Lição”, dia 12, com texto de um dos mais clássicos dramaturgos de sempre, Eugène Ionesco, mostrará ao público que o mundo não está assim tão diferente do que era quando esta peça foi estreada em 1951, em Paris. A segunda peça de teatro será a 18 e estará a cargo da Caixa de Palco. Trata-se de um espetáculo com o título “Na Companhia de Saramago”, desenhado a partir de um diário da vida e obras de José Saramago, passando por “Memorial do Convento”, “O ano da morte de Ricardo Reis”, “Ensaio sobre a cegueira”, entre outras. Uma proposta artística que primará pelo estímulo à leitura e pelo acompanhamento literário de um nome incontornável da nossa literatura.

Tal como novembro, também dezembro começará com um musical infantil. Dia 1 será a vez de “O Feiticeiro de Oz”, uma aventura com todos os ingredientes para assegurar muita diversão, com uma mensagem pedagógica que enaltece os valores da família, da amizade, da solidariedade e da entreajuda.

O stand-up comedy regressará dia 3 com Gilmário Vemba, comediante angolano que se tornou conhecido após a sua bem-sucedida participação em ‘TaskMaster’, programa da RTP1, e que podemos agora ouvir nas manhãs da Rádio Comercial, ao lado de Vasco Palmeirim, Nuno Markl (os apresentadores de TaskMaster), Pedro Ribeiro e Vera Fernandes.

A programação para o último quadrimestre no Cineteatro Messias encerra com música. Dia 10 de dezembro, Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus e uma das vozes mais prestigiadas da música portuguesa, sobe ao palco para um concerto intitulado “Por dentro do silêncio”, que reflete a influência de compositores e intérpretes que, com o seu talento e intervenção, marcaram o nascimento da democracia em Portugal.

Às portas do Natal, o público será brindado com a presença dos UHF, uma das bandas de culto da música nacional. Com temas como “Cavalos de Corrida”, “Rua do Carmo”, “Menina Estás à Janela” ou “Matas-me com o Teu Olhar”, passando por “Podia Ser Natal”, “Silent Night” ou Hallelujah”, os UHF prometem um concerto para toda a família e bastante adequado á época de Natal. Este espetáculo tem a particularidade de ter em palco, como convidados, a Oficina de Música da EB2 da Mealhada e a Escola de Música da Associação Jovens Cristãos de Luso.

 

Programação eclética no Cineteatro Messias e afirmação do município como polo cultural da região

Em conferência de imprensa de apresentação da programação para o último quadrimestre deste ano, realizada no Cineteatro Messias, Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara da Mealhada, revelou ter orgulho nas propostas da programação do Cineteatro Messias para esta temporada: “Caraterizam-se pela sua inequívoca qualidade, com artistas da primeiríssima linha da música, do canto, do teatro e do stand-up nacionais. É igualmente uma programação bastante eclética, que responde a uma diversidade de registos e de linguagens. Por fim, é uma programação que combina artistas que ocupam, de forma incontestável, um lugar firmado na história da música e do teatro nacional, com artistas do nosso concelho e que igualmente merecem a nossa atenção – numa perspetiva que considera o nosso município um território onde ocorrem espetáculos de elevada qualidade, mas onde igualmente os artistas locais ocupam um espaço importante e são valorizados”.

Na mesma conferência de imprensa, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, vincou que a aposta na cultura não se tem cingido apenas ao nível da oferta no Cineteatro Messias. “Temos também apostado fortemente na cultura fora do Cineteatro Messias e essa aposta tem sido reconhecida fora de portas, ou seja, fora do concelho”, afirmou o autarca, acrescentando que a intenção é dar continuidade a esse trabalho e afirmar o município como “um polo cultural da região”, não só entre os distritos de Aveiro e Coimbra, mas também de Viseu.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

É já no próximo dia 24, sábado, que os aspirantes a ciclistas podem reviver ou conhecer a pista dos Sardanetas, naquela que será a terceira edição do Encontro de Escolas BTT.

O evento acontece pelas 14h em Grada e disputar-se-á o Troféu Xco Sardaneta Cadetes. As inscrições devem ser feitas diretamente com a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Inscrições:
www.fpciclismo.pt/inscricoes
Encontro Escolas
https://www.fpciclismo.pt/…/encontro-regional-de…
XCO Cadetes
https://www.fpciclismo.pt/…/2-trofeu-xco—sardanetas…

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O ciclista português Gonçalo Tavares, de 18 anos, vai deixar a equipa da Bairrada e competir pela Hagens Berman Axeon em 2023, seguindo os passos do compatriota e colega de formação António Morgado, anunciou na semana passada a formação norte-americana.

«A Hagens Berman Axeon continua a tradição de fazer desenvolver jovens ciclistas de Portugal e está entusiasmada por anunciar a adição do Gonçalo Tavares no plantel do próximo ano», pode ler-se, em comunicado.

«Juntar-me à Axeon é um grande passo que me deixa muito motivado e entusiasmado, ainda para mais tendo visto todos os talentos que saíram da equipa para o WorldTour», declarou Tavares, natural de Proença-a-Nova, citado pelos canais da nova equipa.

Este ano, vários top-10 em provas como a Gipuzkoa Klasika, a Volta ao Pays de Vaud e o Giro della Lunigiana fizeram Tavares dar nas vistas no panorama internacional, sobretudo pela dupla feita com António Morgado ao serviço da Bairrada, que dominou o quadro nacional.

A equipa, que em 2022 conta com Diogo Barbosa nas fileiras, tem contratado ciclistas portugueses ao longo dos anos, como João Almeida, atualmente chefe de fila na UAE Emirates, Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) ou André Carvalho (Cofidis), bem como os irmãos Ivo Oliveira e Rui Oliveira, também na equipa dos Emirados Árabes Unidos.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A corretora Universalis, que conta já com cinco décadas de experiência, abriu o seu 11º espaço em Portugal, em Anadia. Em comunicado, José Rodrigues, Diretor Geral da Universalis, declarou que “a abertura da loja é um marco importante na estratégia de expansão em curso, quer pelo potencial da região, quer pela qualidade técnica da equipa que conseguimos reunir para dar corpo a este projeto”.

O líder explicou que “sendo a Universalis uma corretora de proximidade, o nosso ADN inclui a proximidade com os nossos clientes, particulares e empresariais”.

PUB

A Universalis já considera integrado o Grupo Júlio Leite e consolidou a Domingues, mediadoras que adquiriu em 2021 e que desenvolve quatro áreas de negócios: seguros de empresas e particulares, seguros de crédito, partners com alargamento da rede de parceiros e a academia de formação.

A corretora continua a apostar nos Ramos Não-Vida, que representam quase todo o volume de receitas.

Os setores automóvel, acidentes de trabalho, patrimoniais e saúde pesam 85% da carteira em valor, mas os seguros de crédito – atualmente a contar 8% do negócio – são aposta da corretora, que ambiciona alcançar o Top 3 nacional, tendo crescido 18%, apesar de um decréscimo geral do ramo de 6,8% a nível nacional.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Noémia Marques

by admin

Noémia Marques

Residente em Anadia – Com 90 anos

Seus Irmãos, Seus Sobrinhos e restante família vêm por este meio agradecer todo o apoio que lhes tem sido dirigido neste momento de dor pela sua perda. Prestam ainda agradecimento a todos, que de alguma forma, marcaram presença nas suas cerimónias fúnebres que decorreram no dia 20 de setembro de 2022.

Agência Funerária de Famalicão

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A corrida Colorir Anadia, inserida na Semana da Juventude, vai decorrer no dia 24 de setembro, pelas 16h, na zona do Complexo Desportivo de Anadia. As inscrições, gratuitas, encontram-se a decorrer até hoje, dia 20 de setembro, podendo ser efetuadas na Biblioteca Municipal de Anadia e nas Piscinas Municipais.

A iniciativa, dirigida a todos os jovens residentes no concelho, com idades entre os 12 e os 30 anos, pretende fomentar o convívio entre os jovens do concelho de Anadia e promover hábitos de vida saudáveis, através de uma corrida cheia de alegria, boa disposição e muita cor.

A corrida tem uma extensão aproximada de cinco quilómetros, com partida e chegada, junto ao Pavilhão de Desportos, no Complexo Desportivo de Anadia. Terá a duração máxima de duas horas.

Os participantes inscritos têm direito a seguro de acidentes pessoais e a um kit composto por um seringaball e uma t-shirt do Município.

O evento é organizado pelo Município de Anadia, contando com a colaboração do Clube Saca Trilhos Anadia, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Município de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo, no passado dia 08 de setembro, um Voto de Pesar pelo falecimento de João Venâncio Marques, como reconhecimento pela dedicação a Anadia, pelo espírito de colaboração que sempre emprestou na sua ação e nas suas atividades, em particular à autarquia, e por todo o trabalho desenvolvido em prol do concelho.

Anadiense de coração e apaixonado pela sua terra, João Venâncio Marques, também conhecido como João “Pirata”, era reconhecidamente um homem altruísta e genuíno que dedicou grande parte da sua longa existência a colecionar recortes de notícias de jornais de interesse de Anadia, da região e de um vasto universo de personalidades que guardava religiosamente em arquivo.

PUB

Deixou uma marca e um legado incomparáveis. Detentor de um património que orgulhosamente partilhava sempre que era solicitado para tal, não foram poucas as vezes que colaborou com o Município de Anadia, nomeadamente com a Biblioteca Municipal de Anadia, tendo sido, inclusivamente, o primeiro subscritor e titular do Cartão Anadia Sénior.

João Venâncio Marques teve uma vida associativa também muito ativa, tendo pertencido aos órgãos sociais de várias associações e instituições, nomeadamente a Banda de Música de Anadia, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, Anadia Futebol Clube e Santa Casa da Misericórdia de Anadia. Viveu em e para Anadia.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Centro de Estudos Baga Mente abre as suas portas ao público e prepara-se para receber crianças e jovens para o arranque de mais um ano letivo. Carolina Nogueira e Berta Nogueira estudaram na área do ensino e decidiram criar o seu próprio negócio, um desejo que vem crescendo.

Entre família foram decidindo e percebendo que queriam ter um negócio próprio e escolheram a abertura de um centro escolar pois entenderam ser algo pouco desenvolvido em Anadia e arredores. Consideram que, dada a existência de várias escolas, a oferta de serviços complementares era pouca.

Têm, de momento, as inscrições abertas para este ano letivo e já estão a receber as primeiras crianças.

Oferecem apoio ao estudo para 1º, 2º, 3º ciclo e ensino secundário, explicações individuais e em grupo, preparação para exames, férias escolares, serviço de transporte, atividades lúdicas, entre outros. Querem abranger outras componentes educativas, como por exemplo, workshops, yoga, terapias (ex.: terapia da fala e outras), meditação, espaços de leitura, etc, uma vez que acham que as crianças/jovens estão muito sobrecarregadas com responsabilidades escolares.

“Até então temos tido um feedback muito positivo. O espaço é grande, agradável e luminoso. Tem bom acesso e fica bastante centralizado. As pessoas acham uma mais valia a entrada e saída pelas traseiras, pelo facto de ter estacionamento e também um espaço infantil e um campo de jogos. Temos espírito de equipa, empatia, responsabilidade, empenho, criatividade, dinamismo e dedicação”, dizem-nos.

O Baga Mente está localizado nos conhecidos “prédios amarelos”, em Anadia, na Rua Fausto Sampaio, lotes 50 a 53. Uma das mentoras do projeto é professora na área do Português e outra historiadora, tendo ambas grande experiência na área do ensino.

“Para futuro gostaríamos de melhorar o espaço físico e oferecer mais serviços, como por exemplo uma escola de línguas, espaço para festas de aniversário, etc. Pretendemos também criar uma equipa coesa e dinâmica, que estimule as crianças para a aprendizagem e que as valorize como seres individuais”, dizem.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Inserida na Semana da Juventude, promovida pelo Município de Anadia, a atividade Peddy Jovem vai ter lugar, no dia 21 de setembro, pelas 18h, no Parque Urbano de Anadia. A atividade é dirigida a jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a qual pode ser efetuada, na Biblioteca Municipal ou nas Piscinas Municipais até hoje, dia 19 de setembro.

O Peddy Jovem é um jogo onde se procura, de forma lúdica, reconhecer e valorizar o património natural e cultural de Anadia, e desenvolver a capacidade de resolução de enigmas, bem como a destreza e rapidez de raciocínio. Por outro lado, pretende fomentar o convívio entre jovens e desenvolver o espírito de equipa.

PUB

De acordo com o regulamento, cada equipa deverá ter entre três a cinco elementos, sendo obrigatório que, pelo menos, um dos elementos ser adulto. Durante a prova os concorrentes têm de preencher um formulário com um total de 20 questões que podem ser perguntas de cultura geral e de observação, pedidos de registos fotográficos, adivinhas, charadas, desafios de destreza, entre outras.

A concentração das equipas terá lugar, junto ao Secretariado do Parque Urbano, pelas 17h15, a que se seguirá a apresentação do evento e das regras do jogo. Pelas 18h00, serão entregues as cartas/mapas às equipas, seguindo-se a partida das equipas em simultâneo. Cada equipa terá um máximo de uma hora e 25 minutos para realizar o percurso.

O Peddy Jovem é organizado pelo Município de Anadia, em parceria com o Clube Saca Trilhos Anadia.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O piloto anadiense João Rolo prepara-se para a terceira aventura na prova Africa Eco Race, considerada uma das provas de enduro para motas, carros e camiões mais dura em todo o mundo.

Escolheu, no passado dia 15, o Museu 2 Rodas, no Velódromo Nacional em Sangalhos, para a conferência de imprensa onde se apresentou a si e à BMW GS r1250 HP, a mota que o vai acompanhar.

“Foi com muito orgulho que nos associámos ao João Rolo desde o primeiro momento. Quando se participa numa prova destas, leva-se muitas marcas. As marcas Anadia e Portugal são as principais. É, também, um grande ato de humildade representar Anadia numa prova destas. Contigo vamos todos nós”, foram palavras de Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia.

José Marques, navegador em várias provas e representante da prova em Portugal, explicou as características da prova, dando a nota de que o Africa Eco Race tem, cada vez mais, preocupações ambientais. João Rolo estará em prova de 15 a 30 de outubro e passará por França, Marrocos e ainda uma etapa especial no Senegal.

O piloto agradeceu a todos os presentes e aos patrocinadores que permitiram que esta aventura fosse possível. No final o anadiense revelou que está a preparar um livro onde contará um pouco sobre a sua história e os momentos mais marcantes do seu percurso.

O Turismo Centro Portugal explicou a sua presença dando conta que, com a sua participação, levará o nome de Portugal além fronteiras. Acrescentando, ainda, a crescente importância e procura associada ao turismo desportivo.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais